Menu

Inverno se despede com altas temperaturas e primavera traz chuvas

19/09/2019 às 13:00
Tempo de leitura
3 min

O inverno vai se despedindo para dar lugar à primavera e as temperaturas seguem aumentando em Minas Gerais. Belo Horizonte está com índices preocupantes de baixa umidade do ar e com dias muito quentes, já que não chove na cidade desde o início de junho. Veja a previsão para o fim de semana de acordo com o Climatempo:

Belo Horizonte

É esperado que os termômetros marquem 37ºC no fim de semana na capital mineira, registrando o recorde de temperatura mais alta da estação desde 1910. As mínimas ficam em torno de 20°C.

A umidade relativa do ar continua baixa, permanecendo abaixo de 25%. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o nível ideal é acima de 60%.

Ouro Preto e Mariana

A primavera está chegando com muito calor mesmo, inclusive para Ouro Preto, que é conhecida por seus dias frios. As máximas para o fim de semana chegam a 32ºC. As mínimas ficam em volta de 17°C.

O calor em Mariana não é novidade, mas as temperaturas estarão ainda mais alta do que o de costume. No fim de semana, é esperado que o termômetro atinga 34°C. A mínima é de 18ºC.

Uberlândia

Localizada na região Sudeste do estado, Uberlâdia também pode chegar aos 37°C no fim de semana. O calor excessivo é garantido, já que as mínimas também serão altas, ficando em torno dos 24°C.

Lavras Novas

Na messoregião do Campo das Vertentes, também não será diferente.
Em Lavras Novas as temperaturas também chegam a 34°C, diminuindo para 26°C no domingo.

Araxá

Essa cidade localizada na mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba também terá temperaturas altíssimas, alcançando 36ºC no sábado. As mínimas ficam por volta de 23°C.

Chegada da primavera

Com a chegada da primavera, além do calor, vem também a chuva. Talvez ela venha acompanhada de granizo, já que a frente fria pode se chocar com a onda de calor.

Incêndios em Minas Gerias

O Corpo de Bombeiros divulgou no sábado do dia 14, dados comparativos dos incêndios florestais em Minas Gerais de 2018 e 2019. De janeiro a agosto deste ano, os incêndios aumentaram 44,95%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

No estado, já foram confirmadas 11.960 ocorrências de incêndios em vegetação. Na região metropolitana de Belo Horizonte, as ocorrências de fogo aumentaram em 35,09%, também em comparação ao ano passado. Já na capital mineira, os incêndios florestais aumentaram 10,41%.

COMENTÁRIOS