Menu

Quem do Cruzeiro deve ser testado até o fim do ano?

31/10/2018 às 10:00
Tempo de leitura
5 min

O título da Copa do Brasil rendeu muitos frutos ao Cruzeiro. Além da vaga antecipada para a Copa Libertadores 2019, a premiação total de mais de 62 milhões de reais e mais um troféu para sua já abarrotada galeria de títulos, a equipe celeste conseguiu a oportunidade de se planejar antecipadamente para a próxima temporada. E com isso, Mano Menezes poderá usar os sete jogos restantes do Campeonato Brasileiro para testar jogadores que não tiveram muitas oportunidades no decorrer do ano, tendo assim a chance de avaliar quais deles serão úteis para a equipe em 2019.

Tendo em vista essa oportunidade, o Mais Minas preparou uma lista daqueles jogadores que merecem uma oportunidade de mostrar seu futebol ainda nessa temporada, para terem a chance de cavarem uma vaguinha no elenco do ano que vem.

Gabriel Brazão e Vitor Eudes

O primeiro, goleiro das seleções de base e recém convocado por Tite. O segundo, uma das joias da base celeste e atual terceiro goleiro do time principal. Coloquei os dois juntos na lista pela semelhança de suas situações. Com Fábio intocável na meta celeste e Rafael sendo sempre seu reserva imediato, é de se esperar que os jovens tenham poucas chances de jogar a curto prazo. Mas nesses últimos sete jogos, não custaria nada deixar cada um deles aparecer em pelo menos um, para já sentirem a atmosfera de uma partida com a equipe principal. Fábio jogando três jogos, Rafael dois e Brazão e Eudes um, seria uma boa divisão onde todos seriam aproveitados.

Murilo

Titular absoluto na reta final de 2017 e início de 2018, quando era cotado até para a seleção, Murilo perdeu espaço com a volta de Dedé e o lobby de Manoel, que mesmo em péssima fase técnica, ganhou o posto de reserva imediato da dupla de zaga, muito por ser um dos jogadores mais caros do elenco. Jovem e cheio de potencial, o camisa 4 celeste precisa de oportunidades para reconquistar sua confiança e para voltar à vitrine do futebol europeu, que já esteve de olho em seu futebol. Não acredito que Murilo vá ter um papel determinante no Cruzeiro pelos jogadores que já temos no time, mas o zagueiro com certeza poderá render boas cifras aos cofres celestes.

Cacá

Recém promovido à equipe principal, o zagueiro de 19 anos é tratado como um fenômeno na base celeste e pode ser um substituto a médio prazo de Léo e Dedé. O zagueiro já tem uma partida oficial com a camisa celeste e deverá ganhar mais oportunidades ainda em 2018.

Patrick Brey

O jovem lateral/ponta esquerda alternou bons e maus momentos nas poucas oportunidades que teve no ano. O técnico Mano Menezes atribuiu sua baixa utilização devido ao seu ainda deficiente trabalho defensivo. Oportunidades ainda em 2018 devem surgir e o desempenho do atleta é que decidirá se ele continua ou não no clube em 2019.

Éderson

O volante de apenas 19 anos foi contratado no decorrer dessa temporada, junto ao Desportivo Brasil, e quando acionado, agradou. Com passagens pelas seleções de base, o jovem tem boa perspectiva de futuro e precisa ser melhor testado, o que deve ocorrer ainda esse ano.

David

O ponta foi contratado no início do ano como solução do problema de velocidade do time celeste, mas chegou lesionado e assim passou boa parte da temporada. Quando se recuperou, não conseguiu ter boas atuações e passou a ser muito criticado pela torcida, principalmente pela falta de vontade em campo. Certamente fará parte do elenco em 2019, mas precisa desses últimos jogos para recuperar a confiança e “limpar sua barra” com a Nação Azul.

Marcelo

Um dos principais destaques da base celeste, Marcelo até teve chances no time principal nesse ano. Mas a utilização do atleta em um momento delicado da equipe acabou queimando precocemente o bom jogador com a torcida celeste, o que culminou em sua reintegração ao plantel do sub-20. Na volta as categorias de base, o atacante marcou muitos gols e voltou a chamar a atenção da comissão técnica e da torcida. Não se sabe os planos de Mano para o jogador, ainda nesse ano, mas eu, no lugar do nosso comandante, promoveria a utilização do atleta em partidas de menos pressão, talvez fora de casa, para dar confiança e rodagem ao jogador que, com certeza, ainda será muito útil ao clube.

Fred

Único veterano da lista, Fred voltou recentemente de uma grave lesão e é um dos jogadores que mais precisa de oportunidades para recuperar seu nível técnico e físico. As atuações do camisa 9 podem tirar as dúvidas que pairam na cabeça da torcida, comissão e provavelmente do próprio jogador, de que se ele ainda pode atuar em alto nível.

Alguns atletas como Manoel, Mancuello, Marcelo Hermes, Bruno Silva e Ezequiel não entraram na lista por, ao meu ver, já terem tido oportunidades suficientes para mostrar futebol, não tendo as aproveitado. Particularmente, eu não manteria nenhum deles no elenco, visto que todos são boas moedas de troca (menos Hermes, com contrato de empréstimo se encerrando no fim do ano). Acredito que apenas Manoel e Bruno Silva tenham alguma condição de compor elenco para o ano que vem, se nenhuma outra equipe demonstrar interesse no futebol dos dois.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 10:15