Menu

Lula deve ir a Ouro Preto e Mariana na última semana de setembro

14/09/2023 às 18:55
Tempo de leitura
3 min
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Ricardo Stuckert/PR
Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ter uma visita às cidades históricas de Ouro Preto e Mariana, prevista para ocorrer na última semana de setembro, entre os dias 25 e 28. A informação foi dada pela Rádio Itatiaia nesta quinta-feira (14), informando que o prefeito Angelo Oswaldo, de Ouro Preto, confirmou a possibilidade da presença do presidente e destacou a importância da visita do Chefe do Executivo para anunciar a retomada do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, vinculado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

“O presidente Lula deve estar em Ouro Preto no final deste mês de setembro, entre os dias 25 e 28 de setembro. Durante sua visita, ele anunciará o PAC das cidades históricas, que compreende um conjunto de obras importantes, algumas delas já adiantadas pelo presidente do IPHAN para Ouro Preto”, afirmou o prefeito.

O PAC Cidades Históricas foi criado em 2013, durante o governo de Dilma Rousseff, e tem como objetivo preservar e revitalizar os ricos patrimônios históricos e culturais presentes em diversas cidades do Brasil. Para o ano de 2023, o programa conta com um orçamento estimado em cerca de R$ 34 milhões, destinados a financiar uma série de obras e intervenções em áreas de relevância histórica e arquitetônica.

Minas Gerais, um estado que abriga o segundo maior número de patrimônios tombados do país, é o principal foco das ações do PAC Cidades Históricas. As obras contemplarão a restauração e conservação de monumentos, praças, edificações históricas e espaços públicos, contribuindo para a preservação da rica herança cultural brasileira.

O anúncio da retomada deste programa é de extrema importância para a preservação do patrimônio histórico e cultural do Brasil. As cidades históricas desempenham um papel fundamental na identidade nacional, e o investimento nesses locais contribui para a conservação de nossa memória e para o fomento do turismo cultural, que desempenha um papel crucial na economia local.

Durante sua visita, o presidente Lula terá a oportunidade não apenas de anunciar a retomada do PAC Cidades Históricas, mas também de ressaltar a importância da preservação de nosso patrimônio cultural e o compromisso do governo com a valorização de nossas raízes históricas. A expectativa é que essa iniciativa contribua para a revitalização dessas cidades e para a promoção de um turismo sustentável que valorize a riqueza cultural do Brasil.

Lula obteve votação expressiva na Região dos Inconfidentes nas Eleições de 2022

Minas Gerais foi um dos estados fundamentais da vitória de Lula sobre o até então presidente Jair Bolsonaro nas Eleições de 2022.

Na Região dos Inconfidentes, no 2º turno, somando os votos em Itabirito, Mariana e Ouro Preto, o candidato do PT recebeu 79.429 votos, sendo 17.931 (54,73%) em Itabirito, 26.911(69,37%) em Mariana e 34.587 (69,93%) em Ouro Preto.

Bolsonaro recebeu 41.590 nas três cidades, obtendo o melhor percentual em Itabirito, onde conquistou 45,27% dos eleitorado, considerando os votos válidos.