O Março Azul Marinho é considerado o mês de conscientização a respeito da prevenção e diagnóstico precoce do câncer colorretal.
O câncer colorretal é caracterizado pela ocorrência de tumores acometendo o intestino grosso, o qual divide-se em cólon e reto. Esse tipo de câncer é um dos mais comuns e tem como principais fatores de risco a má alimentação, sedentarismo, obesidade e histórico familiar.
Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimam para o Brasil mais de 36 mil novos casos neste ano 1.
O câncer colorretal, na maioria dos casos, pode ser tratado, apresentando ainda grandes chances de cura, principalmente se detectado precocemente. O diagnóstico pode ser feito por meio dos exames de colonoscopia e pesquisa de sangue oculto nas fezes; já o tratamento geralmente é composto por cirurgia, radioterapia e/ou quimioterapia.
O março azul marinho não pode se resumir em apenas uma campanha de saúde; é preciso que se aproveite dessa ocasião para se informar sobre o câncer colorretal, bem como suas maneiras de prevenção e tratamento. No decorrer desse mês discorreremos um pouco sobre esse tão prevalente tipo de câncer, visando proporcionar o máximo de informações possíveis, sobretudo sobre a relação da nutrição com essa neoplasia, visto que uma alimentação inadequada está comprovadamente incluída como um importante fator de risco, sendo assim o conhecimento e adoção de hábitos saudáveis podem ser determinantes na prevenção assim como na obtenção de melhor prognóstico para os indivíduos acometidos.
Referencia:
1. Câncer colorretal. Disponível no site do Inca. Acesso em 04/03/2018 às 21:18.
Leia também:
- Alzheimer: o cuidado com a saúde não deve ser esquecido
- Fevereiro Roxo: se não houver cura que, no mínimo, haja conforto
- Fibromialgia: nutrir o corpo para suprimir a dor