Movimenta Cultura, ação formativa itinerante na área da Gestão Cultural, promovida pelo Centro Cultural Tatajuba e patrocinada pelo Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, chega à cidade de Mariana. O projeto, que já passou por Caeté, São Gonçalo do Abaeté, Juatuba e Belo Vale, realiza no município a oficina gratuita Território, Cultura e Participação Social, destinada a produtores, artistas, profissionais envolvidos com produção cultural e interessados em geral. O conteúdo irá abordar a participação social como possibilidade para que o cidadão atue na cultura, na identidade e na memória de sua comunidade.

As aulas acontecem entre os dias 29 de janeiro a 2 de fevereiro, no Hotel Providência (Rua Dom Silvério, 232, Centro), das 18h30 às 22h. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição disponível no link https://forms.gle/vf5fvEJN8yHLpKti6 até o dia 24 de janeiro. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo número (31) 9.9785-7876 e canais do projeto: instagram.com/movimenta.culturafacebook.com/projetomovimentacultura e linktr.ee/movimenta.cultura.

A oficina Território, Cultura e Participação Social visa auxiliar os alunos na criação de iniciativas para a comunidade em que vivem. Ela irá tratar do conceito de território e dos aspectos históricos da democracia e ensinará como a participação social pode aumentar as possibilidades de atuação de um agente cultural. As aulas serão ministradas pelo Doutor em Ciência Política e Mestre em Filosofia do Direito, André Rubião, tambémdiretor do Centro Cultural Unimed-BH Minas, e por Bernardo Gomes Barbosa Nogueira, Doutor em Teoria do Direito pela PUC/MG e Mestre em Ciências Jurídico-Filosóficas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Movimenta Cultura

O Movimenta Cultura busca promover profissionalização, geração de emprego, renda e novas oportunidades por meio da arte e da cultura. A iniciativa irá percorrer mais de 25 municípios de três regiões do país: Nordeste, Norte e Sudeste e realizar 60 oficinas formativas gratuitas, até março de 2024. Em Minas Gerais, o projeto circula por várias cidades, como Caeté, São Gonçalo do Abaeté, Juatuba, Belo Vale, Mariana, Brumadinho e Rio Piracicaba. Cada município receberá uma das oficinas ofertadas pelo projeto, a fim de qualificar jovens e adultos que atuam ou queiram trabalhar com Cultura.

Ao circular de forma descentralizada, o projeto auxilia no crescimento e na descentralização das políticas públicas e dos investimentos de incentivo fiscal em diferentes regiões do país. “Acreditamos que investir na formação, no desenvolvimento e na potência das comunidades locais significa reconhecer valores e proporcionar um ambiente profissional para a criação e produção cultural. Um processo de formação nas cidades do interior reverbera para dentro da própria comunidade, projeta a construção de futuros melhores, gera renda e estimula mais pessoas a atuarem no setor cultural”, comenta Lena Cunha, gestora cultural e responsável pela coordenação pedagógica do Movimenta Cultura.

O Movimenta Cultura é uma ação formativa itinerante promovida pelo Centro Cultural Tatajuba, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale e realização do Instituto Tatajuba, Ministério da Cultura e Governo Federal (Brasil, União e Reconstrução).

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

Sobre o Centro Cultural Tatajuba

O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural no Centro da cidade de Imperatriz (Maranhão) e região. Inaugurado em 2022, O Tatajuba oferece uma programação de qualidade e diversa, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos.  Para acompanhar as ações, acesse as redes sociais: instagram.com/centroculturaltatajuba e facebook.com/centroculturaltatajuba

SERVIÇO

Movimenta Cultura Cidade:  Mariana (MG)

Oficina gratuitaTerritório, Cultura e Participação Social

Data:29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2024

Local/Horário:Hotel Providência (Rua Dom Silvério, 232, Centro), das 18h30 às 22h.

Período de inscrição: até o dia 24 de janeiro, pelo formulário https://forms.gle/vf5fvEJN8yHLpKti6

Informações disponíveis nas redes sociais do projetoinstagram.com/movimenta.culturafacebook.com/projetomovimentacultura e linktr.ee/movimenta.cultura

Informações pelo whatsapp: (31) 9.9785-7876

Fonte: Cristina Sanches/Assessoria de Imprensa

COMENTÁRIOS
Share.

Perfil publicador de releases e guest posts, sem autoria própria. Consulte a fonte ao final das matérias/artigos.