Menu

Mariana recebe quatro bandas na XVI edição do Rock Generator

04/07/2019 às 23:26
Tempo de leitura
3 min

O Rock Generator volta à Mariana depois de sete anos fazendo edições em 15 regiões diferentes. O evento terá a presença de quatro bandas que irão tocar na Praça dos Ferroviários. Finalmente retornando em Mariana, a décima sexta edição acontece neste sábado (6), às 14h, e a entrada é gratuita. Essa é uma realização do coletivo Rock Generator em parceria com o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana.

Atrações

Fat Old Style: É uma banda de Mariana com três integrantes em sua formação. Agrega um som pesado com rock de garagem, psicodélico e música antiga. O grupo está em processo da gravação de um disco intitulado “From Hope to Chaos”. Com isso, lançaram o single “Suicide Day”. Além de todo o peso da música, o conjunto trabalha com questões sociais em suas letras, sendo uma banda politizada.

Black Voodoo – One Man Band: Com um som nada convencional, conta com apenas uma pessoa para a bateria, guitarra e voz. Além de inusitado, tem um som inspirado no rhythm blues, rock n’ roll e um som rural norte americano. Enfim, é um som bastante autêntico feito pelo músico marianense Douglas Dexter.

Seu Juvenal: Banda punk formada em Uberaba, no triângulo mineiro. Já consolidada na cena mineira do rock, o conjunto formado em 1997 já tem quatro discos gravados: Guitarra de Pau Seco, Caixa Preta e Rock Errado. Em síntese, a formação é composta por quatro integrantes e hoje se instalam na cidade de Ouro Preto.

Green Morton: A banda vem da capital mineira trazendo um som autoral de hard rock, mas que também agrupa alguns elementos do grunge. Formada em 2011, o grupo já lançou um EP chamado “What Do You Mean By That?”.

Rock Generator

Rock Generator é um coletivo que promove eventos para divulgar artistas de músicas autorais e de qualidade, sempre dando maior destaque à região dos Inconfidentes. Além desse, outro formato também é organizado pelo grupo, o “Generator Sessions”. No ano de 2017, houveram 12 eventos na cidade de Ouro Preto e três em Mariana. Vieram 36 atrações, sendo elas de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e, acima de tudo, da Região dos Inconfidentes.

A ideia surgiu no ano de 2011 quando um grupo de amigos que tinham bandas em Ouro Preto e Mariana sentiram a falta de espaço para apresentações de músicas autorais. Com isso, eles se reuniram e compraram um gerador de eletricidade à gasolina.

O movimento ganhou o nome de “Live for Nobody” e teve sua estréia na MIna Del Rey em Mariana. Apesar de dificuldades com o grande cheiro de óleo, o evento surpreendeu, contando com um público acima do esperado. Após dois eventos, também em Mariana, no bairro Cruzeiro do Sul, a terceira edição teve problemas com moradores. Com isso, o Morro da Forca, em Ouro Preto, foi a nova sede do Rock Generator, recebendo mais de 40 eventos independentes.

Os jornalistas Daniel Tulher e Matheus Santiago produziram um documentário sobre a história do Rock Generator. Eles se formaram na Universidade Federal de Ouro Preto, e com isso, produziram um documentário sobre a história do Rock Generator, para a disciplina de Trabalho de Conclusão do Curso.

Confira:

YouTube video

 

Última atualização em 09/09/2021 às 19:32