Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), só no ano de 2020, o estado já registrou 25.877 casos prováveis de dengue. Apesar de apenas uma morte ter sido confirmada pela doença, outras 15 estão em investigação.
Além disso, de acordo com o boletim, na última terça-feira (3), o número de casos prováveis era de 20.381 e dez mortes em investigação. Ou seja, em apenas uma semana foi registrado mais de cinco mil casos prováveis e cinco mortes em investigação.
A primeira morte constatada por dengue em 2020, no estado de Minas Gerais, foi de um morador de Medina, localizada no Vale do Jequitinhonha.
Ainda segundo a SES, 45 municípios foram caracterizados com incidência muito alta para dengue e 25 em categoria alta. As regiões com maiores incidências são Triângulo Mineiro, Zona da Mata, Vale do Jequitinhonha, Central e Centro-Oeste.
Medidas de Prevenção
Como não há vacina ou droga antiviral que combata a doença, o único modo de se prevenir a dengue é combatendo o mosquito Aedes aegypti. Veja algumas dicas de cuidados e prevenção:
- Mantenha sempre tampado caixas, tonéis e barris de água
- Coloque todo o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada
- Não jogue lixo em terrenos baldios
- Ao guardar garrafas vazias deixe sempre a boca virada para baixo
- Não deixe a água da chuva acumulada em laje ou telhado
- Preencha os pratinhos ou vasos de planta com areia
- Se tiver pneus velhos guardados certifique de retirar a água acumulada de dentro dele e mantenha-os em locais cobertos
- Realize uma limpeza frequente nas calhas
Leia também: “Homens têm medo de descobrir doenças”, destaca o coordenador de Saúde do Homem