Menu

Minas Gerais tem novo caso de suspeita do Coronavírus; Brasil tem nove pacientes monitorados

06/02/2020 às 12:11
Tempo de leitura
3 min

O Ministério da Saúde divulgou na manhã desta quinta-feira (6), boletim epidemiológico com a situação do Coronavírus no Brasil. E, de acordo com a publicação, uma nova suspeita de contaminação tem sido monitorada no estado de Minas Gerais. Apesar da informação, a situação do paciente e seu local de internação não foram divulgados. Hoje, no Brasil, existem nove casos de suspeita de contaminação do vírus, mas nenhuma confirmação.

Em Minas Gerais, outros dois casos suspeitos já foram descartados após uma série de exames coordenados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG). Os outros estados que possuem pacientes com suspeita de contaminação são: Rio de Janeiro (1), São Paulo (3), Santa Catarina (1) e Rio Grande do Sul (3). Outros 24 casos suspeitos foram descartados no país. Ainda não há casos em que a suposta transmissão tenha acontecido dentro do Brasil, sendo os casos investigados, de pessoas que voltaram, recentemente, ao país.

Na manhã desta quinta acontece reunião entre o Ministro da Sáude, Luiz Henrique Mandetta, com secretários de saúde dos estados e capitais de todo o país para tratar sobre a situação do novo coronavírus da China. Na reunião serão discutidos detalhes do plano de contingência dos estados, para prevenção, vigilância e assistência para um possível caso. Você pode acompanhar o encontro ao vivo clicando aqui.

O Ministério da Saúde solicitou a atualização de planos de contingência aos estados e capitais. Os gestores federais, estaduais e municipais irão discutir os protocolos e medidas de prevenção, de acordo com a realidade de cada localidade.

Plataforma digital sobre o Coronavírus

O Ministério da Saúde tem uma plataforma digital de informação e monitoramentos da situação do Coronavírus no Brasil e no mundo. No site é possível ver número de casos confirmados, suspeitos e de mortes em países do exterior e em estados brasileiros. Para acessar a plataforma basta clicar aqui.

O que é coronavírus?

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Leia também: Previna-se! Saiba quais as vacinas essenciais para quem vai curtir o carnaval

COMENTÁRIOS