Menu

Samarco lança programa dedicado ao fornecedor local

22/10/2020 às 12:50
Tempo de leitura
4 min
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Um programa dedicado ao fornecedor local que visa fomentar o desenvolvimento nos territórios onde a Samarco atua foi apresentado, nessa quarta-feira (21), em reunião virtual, com a presença de entidades de classe e representantes dos poderes legislativo e executivo de Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara, municípios que fazem parte da Área de Influência Direta (AID) da empresa em Minas Gerais.

O programa Força Local foi desenhado a partir de um desejo da Samarco de fomentar o desenvolvimento em sua AID, unindo as demandas apresentadas pelas entidades de classe desses municípios e é baseado em cinco pilares: políticas, capacitação, negócios, monitoramento e desenvolvimento e qualificação. 

A gerente de Suprimentos da Samarco, Ailana Vilela, explica que a Samarco atua junto aos territórios no sentido de fomentar o desenvolvimento nesses municípios. “O Força Local será uma oportunidade para estimular o desenvolvimento local, de alcançarmos novos fornecedores em nossa área de influência direta, mas, principalmente será uma iniciativa para que o empresário local esteja cada vez mais preparado para atender possíveis demandas da Samarco e de outras empresas por serviços, materiais, equipamentos e insumos. Um dos objetivos do Força Local é pensar o território para além da mineração”, afirmou. Ela ressaltou ainda que a empresa deve retomar suas operações até o final do ano com 26% de sua capacidade produtiva.

Para o diretor comercial da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Mariana (Aciam), Amarildo Pereira, o programa contribui para o desenvolvimento econômico dos territórios e fortalece a parceria da Samarco com as empresas. “Participamos ativamente do processo de desenvolvimento deste programa que contribui para a ampliação da oferta de serviços e diversificação da economia para a região. Além da retomada da Samarco, que está próxima, teremos um programa do porte do Força Local que será de uma importância muito grande frente ao atual momento e mais um motivador para o empresariado local”, destacou.

Workshops

Atividades como workshops, palestras, seminários e rodadas de negócios serão realizadas por meio do programa. O primeiro workshop, no dia 11 de novembro em MG, será virtual e vai abordar o tema de como se cadastrar e/ou atualizar o cadastro na Samarco. Além dessa temática, os futuros workshops abordarão assuntos como conhecer o processo de compras da empresa, análise econômico/financeira, regularidade social, licenciamento ambiental, saúde e segurança do trabalho, dentre outros.

As inscrições para participar do primeiro workshop podem ser feitas por meio das entidades de classe: Associação do Comércio de Mariana (Aciam), Associação do Comércio de Ouro Preto (Aciop), Associação Comercial de Santa Bárbara (Acisb) e Associação de Comércio de Catas Altas (Aceca).  Não haverá limite de vagas para participar do workshop, sendo necessário apenas a inscrição antecipada.

Em 2021 serão realizadas duas rodadas de negócios, em parcerias com as entidades de classe, sendo uma virtual no primeiro semestre, e uma presencial no segundo semestre. As rodadas de negócios possibilitarão conectar compradores e fornecedores, e configuram-se como excelentes oportunidades comerciais. Além disso, o programa também oferecerá capacitação de mão de obra local. 

A Samarco fará o monitoramento do Força Local e promoverá reuniões periódicas junto às entidades parceiras do programa. O Força Local também conta com iniciativas como o Dia do Fornecedor Local, que será toda primeira quarta-feira do mês, quando a equipe do programa estará dedicada exclusivamente para atendimento dos comerciantes locais. Além disso, foi criado um endereço eletrônico exclusivo dedicado à comunicação com o fornecedor local [email protected]. Outra ação será a criação do catálogo eletrônico de fornecedores locais que possibilitará que as contratadas tenham acesso aos fornecedores com mais facilidade. 

COMENTÁRIOS
Última atualização em 03/09/2021 às 19:04