The news is by your side.

Ministério do Turismo anuncia 400 vagas em especialização para Guias de Turismo

Uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e a Universidade Federal Fluminense (UFF) fez nascer o curso de especialização em Atrativos Naturais para Guias de Turismo do Sudeste. Ao todo, 450 vagas são oferecidas e as inscrições já podem ser realizadas.

O prazo para candidatura no curso é até o dia 30 de março e ela deve ser feita pelo formulário de inscrição, disponível aqui.

Segundo o MTur, o curso de Especialização Técnica em Atrativos Naturais para Guias Regionais de Turismo da Macrorregião Sudeste tem o objetivo de atender o proposto pelo Programa de Aperfeiçoamento do Ministério, que trata do aperfeiçoamento profissional na área de turismo no país. O programa visa aprimorar as competências profissionais do Guia de Turismo para atuar como facilitador ou mediador entre turistas e destinos turísticos, prestando informações sobre os locais e as instalações, interpretando os atrativos, realizando uma mediação em atividades de turismo em áreas naturais e supervisionando as atividades e comportamentos dos visitantes em favor da excelência na prestação de serviços e no atendimento, bem como na experiência do turista.

+ leia também: Universidade pública oferta mais de 23 mil vagas em cursos de graduação semipresenciais gratuitos

O curso tem carga horária de 200h, das quais:

  • 160 horas teóricas na modalidade EaD
  • 40 horas de aula prática

As aulas práticas serão cumpridas pelos alunos a partir de informações e orientações que serão passadas pelo ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Outras vagas no Brasil

Ainda de acordo com o MTur, há também outras 400 vagas abertas. Essas são específicas para especialização para Guias de Turismo habilitados no Cadastur como “Guia Regional” dos estados da macrorregião Norte e Centro-Oeste.

Essas 400 vagas estão distribuídas entre dois cursos, o de Atrativos Naturais e Atrativos Culturais, sendo 200 vagas para cada. As inscrições vão até o dia 8 de abril, por meio do link: anctur.com.br/inscricoes. Assim como o curso mencionado anteriormente, essa especialização também é gratuita, com carga horária total de 200 horas, sendo 160 horas EaD e 40 horas de aulas práticas em nível de Especialização Técnica, com ingresso em 20 de abril de 2024.