Menu

Universidade pública oferta mais de 23 mil vagas em cursos de graduação semipresenciais gratuitos

Univesp está com as inscrições abertas para mais de 23 mil vagas do Vestibular anual 2024, destinadas a 425 polos, de 371 municípios (capital, interior e litoral). Os cursos são gratuitos.
25/03/2024 às 20:14
Tempo de leitura
4 min
Imagem ilustrativa criada por IA
Imagem ilustrativa criada por IA

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), unidade acadêmica vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado de São Paulo, está com as inscrições abertas para mais de 23 mil vagas do Vestibular anual 2024, destinadas a 425 polos, de 371 municípios (capital, interior e litoral). Os cursos são gratuitos.

No vestibular, são oferecidos nove cursos de graduação. São eles:

(Eixo de Licenciatura)

  • Letras
  • Matemática
  • Pedagogia

Eixo de Computação

  • Ciência de Dados
  • Engenharia de Computação
  • Tecnologia da Informação

Eixo de Negócios e Produção

  • Administração
  • Engenharia de Produção
  • Tecnologia em Processos Gerenciais

As inscrições vão até o dia 8 de abril de 2024, às 21h, e devem ser realizadas exclusivamente pelo site de vestibular da Univesp, o vestibular.univesp.br. Para participar é necessário pagar a taxa de inscrição, no valor R$ 52 e ter Ensino Médio concluído ou com término previsto até o período da matrícula.

+ leia também: Universidade pública federal em MG oferece 200 vagas em curso de graduação a distância

Os alunos serão selecionados por meio de prova (objetiva e redação), marcada para o dia 26 de maio, às 13h. Os locais da prova serão divulgados no dia 21 de maio.

De acordo com a Univesp, o início das aulas está previsto para o final de julho de 2024. Neste ano, a Univesp ofertou ainda 2.610 vagas para o Provão Paulista. Os aprovados também ingressam em julho. 

Candidatos que fizeram Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2021 a 2023 podem utilizar a nota no vestibular. Na Univesp, a nota do Enem é integrada à nota final da prova objetiva do vestibular. Também ocorre um Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Índios (PPI) e para alunos que estudaram o Ensino Médio em escolas públicas.

Para qualquer outra informação ou dúvidas sobre o vestibular, entre em contato com a central de teleatendimento da Fundação FAT, em dias úteis das 8h às 20h, pelo telefone (11) 3471-6100. Outra opção é o atendimento eletrônico 24h (para enviar uma mensagem, basta acessar a “área do candidato” informar CPF e senha de cadastro, o ícone “ajuda” aparece ao lado direito).

Cursos

No Eixo de Computação, os cursos são de Bacharelado em Tecnologia da Informação – BTI (duração de três anos), Bacharelado em Ciência de Dados (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Computação (cinco anos). Até um ano e meio o ciclo é básico, com a possibilidade de migração entre um dos três cursos.

Já os ingressantes nas Licenciaturas, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de mudança na habilitação a partir do segundo ano em Letras, Matemática ou Pedagogia (todos com quatro anos de duração).

Os que optarem pelo Eixo de Negócios e Produção irão cursar um ano básico e, no segundo, farão a opção definitiva entre Tecnologia em Processos Gerenciais (três anos), Bacharelado em Administração (quatro anos) ou Bacharelado em Engenharia de Produção (cinco anos).

De acordo com o presidente da Univesp, professor Marcos Borges, o modelo de ingresso por Eixo garante ao discente mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento do itinerário formativo, além da integração com graduandos de outras habilitações, o que contribui para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares. “Nossas atividades são pautadas para apoiar o aluno em seu processo de formação, garantir a qualidade e preparar o profissional para o mercado de trabalho”, afirma.

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com facilitadores. Já os polos, são espaços físicos onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades, como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e esclarecimento de dúvidas.

Todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal do YouTube, o Univesp TV.

Última atualização em 25/03/2024 às 20:18