Conheça maravilhosos modelos de mesa de centro para sua sala de estar

Por

A sala de estar é um ambiente social muito importante para a arquitetura de uma residência. Dentro deste cômodo podem ser realizadas várias atividades diferentes, como relaxamento da família e recepção de amigos; e, para isso, é necessária a assistência de várias peças auxiliares diferentes.

Dentre estas mobílias está a mesa de centro. Que tal conhecer alguns modelos incríveis utilizados em propostas de decoração de interiores?

Crédito da foto: Sergio Palmeira/VivaDecora

Antes de tudo, é preciso dizer que o mercado lojista disponibiliza atualmente dezenas de modelos de mesa de centro altamente modernos, práticos e funcionais.

Então, sempre é possível encontrar pelo menos uma versão que se adeque ao estilo de design pretendido para casa. E já que esta peça é mesmo indispensável em propostas de decoração de sala de estar, vale a pena explorar as opções.

Mas, por que será que as mesas de centro são tão importantes? Estas e outras perguntas serão respondidas para você agora mesmo.

Crédito da foto: Otto Felix/VivaDecora

A real razão do uso das mesas de centro em propostas de decoração de sala de estar

Mesas de centro não são meras peças ornamentais. Não é por esta razão que os arquitetos e designers as utilizam em decorações de sala de estar.

Na verdade, tal mobiliário apresenta muitas funções que podem complementar as intenções projetuais destes profissionais.  Se o conjunto de sofá ficar voltado para a TV – formando um desenho em ‘U’, por exemplo -, o que pode preencher o layout? A mesa de centro!

Agora, existem outras funcionalidades que podem ser destacadas sobre as mesas de centro.

Elas servem de apoio para quando as pessoas precisam servir lanches para as visitas; apoio para controles remotos; e apoio para tudo o mais que se deseja que fique nas proximidades, ao alcance das mãos. Então, este móvel não só ajuda a ordenar a sala, a delimita circulações, como também intensifica a sensação de conforto no local!

Crédito da foto: Felipe Hess/VivaDecora

As formas de descobrir qual é o modelo de mesa de centro ideal para a sala de estar

Como já se pôde entender, mesa de centro não é só um acessório, mas um elemento essencial em decorações de sala de estar.

Este tipo de móvel deve ser escolhido sempre com muita atenção pelos arquitetos e designers envolvidos com interiores. Só com a mesa certa é que se consegue criar uma composição para o ambiente em total harmonia. Para isso, é importante estudar layout do lugar e a área livre disponível para uma peça assim.

A mesa de centro escolhida não pode ser nem tão grande e nem tão pequena em relação ao conjunto decorado em que está inserida.

Ela também não pode comprometer a passagem das pessoas – ficando a 60 cm de outros móveis, o estilo do cômodo, ou ir de encontro com a personalidade do proprietário. Bem, são medidas usuais para tal tipo de móvel 40 a 80 cm de largura, 60 cm a 1 m de comprimento, e 20 a 45 cm de altura.

Crédito da foto: Denise Barretto/VivaDecora

Os diversos modelos de mesa de centro tendência em projetos de decoração contemporâneos

Quando se trata de design de mobiliário, as possibilidades são infinitas – e isso vale também, obviamente, para os itens projetados exclusivamente para uso em salas de estar.

Basta dar uma volta nas lojas para encontrar várias mesas de centro em estilos, tamanhos, formatos, materiais, cores e acabamentos diferentes. Há um modelo mais criativo que outro! Confira exemplos nas imagens apresentadas neste texto!

Quanto aos formatos

Sem dúvidas, a maior tendência em mesa de centro de todos os tempos é a mesa quadrada ou retangular.

Este modelo oferece muitas vantagens em comparação aos demais. Pra começar, ele é capaz de gerar soluções visuais ótimas, combinando fácil com decorações tanto clássicas quanto modernas. É prático, simples, porém elegante também; e pode ser acompanhado de vários tipos diferentes de centros de mesa.

Agora, nem todas as mesas de centro precisam ser retas. Há peças vendidas que têm um desenho totalmente irregular – como se fosse amebóide – ; ou que são compostas de vários módulos ou partes em níveis diferentes.

Têm as com baú e partes móveis que viram gavetas ou puffs. As com arestas pontiagudas. E as clássicas redondas ou ovais, em um formato que facilita a fluidez da circulação ao seu redor.

Crédito das fotos: Marcelo Rosset Arquitetura/VivaDecora e Gisele Taranto/VivaDecora

Crédito das fotos: Patricia Bergantin/VivaDecora e Andréa Buratto/VivaDecora

Quanto aos materiais

Mesas de centro podem ser feitas em muitos materiais diferentes – tudo vai depender da criatividade do seu criador.

As em madeira, num visual rústico, são as mais tradicionais. Elas podem ser feitas de partes maciças, em uma matéria-prima bem valiosa – envernizadas, pintadas e revestidas. Ou, então, montadas com partes de pallets e caixotes velhos usados para carregar produtos, numa versão bem sustentável.

Crédito da foto: Daniel Kalil/VivaDecora

Crédito da foto: Hildebrand Silva Arquitetura/VivaDecora

Outras opções de mesa de centro são feitas em ferro e até em uma mescla desse material com outros. Existem também alguns modelos mais despojados, feitos em acrílico de várias tonalidades diferentes.

Os sofisticados móveis cobertos de placas de mármore ou de espelhos, oferecendo uma melhor sensação de amplitude no ambiente. E os moderníssimos envidraçados, onde a transparência é o maior atributo a seu favor.

Crédito da foto: Rodrigo Maia/VivaDecora

Crédito da foto: Orlane Santos/VivaDecora

Para a sua casa, não importa o modelo de mesa de centro que escolher desde que a peça comprada esteja em sintonia com a decoração planejada para a sala de estar. Você pode ter o móvel que quiser.

Não tenha medo de ousar e inovar comprando algo que impressione ao expressar bem o seu estilo e gosto – sem se esquecer de respeitar o orçamento e o tamanho do espaço de casa, claro. O que vai ser então? Já decidiu?

Essas dicas de modelos de mesas de centro inspiradores foram criados pela equipe Viva Decora.

Deixe seu comentário

Postado em 10 de agosto de 2019