Menu

Rack para TV em estilo retrô, já pensou?

18/06/2020 às 19:00
Tempo de leitura
5 min

Tem gente que pensa que para fazer uma decoração moderna é preciso se desapegar de tudo que é do passado. 

E é exatamente por isto que estas pessoas não conseguem enxergar a beleza na ideia de incorporar elementos de tendências como o retrô nos ambientes de casa. Mas então porque será que os designers ainda apostam em móveis nesta linha, como rack de TV, para os cenários contemporâneos?

Bem, a resposta para esta pergunta é simples. Na verdade, muitos destes especialistas compreendido como o futuro pode ser diferente do que pensávamos. 

Não quer dizer que teremos ao nosso redor, mais adiante, máquinas voadoras, robôs e edifícios high tech. Podemos ter um resgate das nossas origens, uma aproximação mais harmoniosa com a natureza e também uma retomada dos bons ensinamentos dos períodos já vividos.

Crédito da foto: Revista Viva Decora

Uma decoração moderna deve misturar aquilo de melhor que podemos ter acesso. As salas da nossa casa podem ter este incrível contraste entre o novo e o velho, o antigo e o atual, o bem acabado e o desgastado, o natural e o artificial. 

Que tal, por hora, se inspirar nos modelos de racks retrôs? Continue acompanhando este texto para saber mais.

Crédito da foto: Revista Viva Decora

O que é estilo retrô

Falamos do presente e do passado. No fim das contas, precisamos dizer o que é o estilo retrô. Bem, saiba que ele é uma forte tendência em arquitetura e design. Seu próprio nome já explica. 

O termo, derivado do latim, significa “para trás” ou “retrógrado”. Ele também transmite uma ideia de nostalgia – conceito que, aliás, passou a fazer parte das criações artísticas do pós Guerra.

Paralelo ao estilo retrô nós temos o estilo vintage. Este último propõe uma busca por recuperar as artes do passado e integrá-las às novas decorações. Só que o retrô ganhou mais notoriedade, pois consiste em um ‘new old’, ou seja, um ‘novo velho’. 

Quer dizer que alguns fabricantes podem adaptar às novas tecnologias à produção de peças que imitam o vintage ou que apenas pareçam antigas, mas que são novas.

Crédito da foto: Revista Viva Decora

Crédito da foto: Revista Viva Decora

O que tem inspirado o retrô

O retrô começou como uma visão conservadora de como deveriam ser as sociedades e as suas casas. Mas, no presente, sua imagem é mais descolada. 

Ela é inspirada em tecnologias já obsoletas, mas que tanto nos ajudaram e nos encantaram no passado. É o caso das máquinas de escrever, telefones, luminárias, geladeiras, fogões, poltronas e mais coisas dos anos 40, 50 e 60.

Crédito da foto: Revista Viva Decora

Crédito da foto: Revista Viva Decora

O design retrô de alguns dos novos racks para TV

Há décadas atrás, não havia racks para TV. Na verdade, os televisores de antes possuíam uma estrutura mais primitiva. Eram aparelhos mais pesados e com caixas maiores – às vezes tão grandes que ficavam direto no chão. 

Certas TVs dos anos 60 pareciam até armários buffet. E só lá pelos anos 70 e 80 é que as famílias brasileiras começaram a ter acesso à TVs menores e que poderiam ficar apoiadas sobre estantes.

Isto tudo quer dizer que seria impossível criar racks modernos imitando racks antigos, pois eles não existiam no passado. Mas é possível produzir racks modernos com essa “pegada” retrô, sim. 

Os designers têm seguido duas linhas de projeto. A primeira delas se baseia nas características dos balcões fabricados nestas décadas anteriores. A segunda se baseia em outros elementos – e não só das decorações de residências.

Crédito da foto: Revista Viva Decora

Muitos dos novos racks em estilo retrô apresentam linhas que lembram, por exemplo, automóveis antigos – tipo os cadillacs. 

Essas peças costumam ser bastante coloridas – em tons vivos de amarelo, vermelho e mais – assim como fora a moda no passado. E pés palitos e puxadores recortados são características presentes em quase todas estas peças – o que reforça bastante a imagem de um design remetendo a outro período.

Crédito da foto: Revista Viva Decora

Crédito da foto: Daniel Oliveira e Revista Viva Decora

Então, o que achou dos racks retrôs? Use todo seu bom gosto e criatividade e escolha um para sua casa!

Essas dicas de modelos de rack em estilo retrô foram criadas pela equipe Viva Decora.