Menu

Monteiro Lobato, o homem que deu início à Literatura Infantil

04/07/2018 às 09:48
Tempo de leitura
2 min

Em 04 de julho de 1948 morria, aos 66 anos, o escritor José Bento Renato Monteiro Lobato.

Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, Lobato é conhecido por sua dedicação à Literatura Infantil, tendo produzido obras como o maravilhoso e inesquecível Sítio do Picapau Amarelo.

A Menina do Narizinho Arrebitado, publicado em 1926, foi o seu primeiro livro infantil. Talvez tenha sido esse o pontapé inicial do que mais tarde seria o Sítio do Picapau Amarelo.

Foi através da linguagem infantil que ele encontrou a “fórmula” para preparar as crianças para corrigir, de certa forma, os erros que ele via no país, afinal as crianças são o futuro de uma nação.

Jeca Tatu é também um dos seus maiores personagens, atemporal, sobrevive ao caminhar das gerações.

Reunimos seis frases do grande escritor Monteiro Lobato para você, leitor aqui do Mais Minas. Em seguida, segue um dica para baixar gratuitamente quatro livros do autor. Confira:

“Um país se faz com homens e livros”;

“A mim me salvaram as crianças. De tanto escrever para elas, simplifiquei-me”; “Ainda acabo fazendo livros onde nossas crianças possam morar”;

“Foi pelas ruas da vida que andei descalço e esfolei meus pés de amores vãos.”;

“No fundo não sou literato, sou pintor. Nasci pintor, mas como nunca peguei nos pincéis a sério, arranjei, sem nenhuma premeditação, este derivativo de literatura, e nada mais tenho feito senão pintar com palavras.”;

“A mulher não é inferior nem superior ao homem. É diferente. No dia em que compreendermos isso a fundo, muitos mal-entendidos desaparecerão da face da terra.”

O site Open Library conta com um acervo de mais de um milhão de livros gratuitos para download com diversos autores brasileiros clássicos como o próprio Monteiro

Lobato, podendo escolher ler em formatos pdf, web ou ePub. No momento, o site conta com as seguintes obras de Lobato: Cidades Mortas, Negrinha, Urupês e A onda verde.

Leia também: As melhores frases de Machado de Assis

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 11:09