The news is by your side.

Educação ambiental: Movimento EcoDom impacta 1 milhão de pessoas na grande BH

Transformação: esta é a palavra que melhor resume o Movimento EcoDom, um projeto de sustentabilidade desenvolvido desde 2011 pela Dom Helder Escola de Direito e Escola de Engenharia de Minas Gerais (EMGE), que tem como foco principal as escolas públicas da rede estadual localizadas em Belo Horizonte e Região Metropolitana da capital.

Só em 2019, 143 escolas aderiram ao Movimento que propõe aos alunos o desenvolvimento de ações sustentáveis dentro destas instituições, como a redução da emissão de papel e lixo, construção de hortas, captação de água da chuva, recuperação e preservação das áreas verdes, dentre outras.

Em cada uma destas escolas, um grupo de 30 alunos, em sua maioria do ensino médio, trabalha nesses projetos, sempre com a ajuda de um professor coordenador de cada escola. Cerca de 4,5 mil alunos são impactados diretamente pelas ações e outros 300 mil indiretamente. Levando-se em consideração as suas famílias, o projeto EcoDom alcança mais de um milhão de pessoas.

O coordenador geral do Movimento EcoDom, Francisco Haas, explica que este é um projeto de questões práticas, no qual o aluno é o protagonista. “Ele (o estudante) faz, ele transforma o ambiente, saindo de um expectador ou observador para ser um protagonista atuante na comunidade escolar.”

Segundo Haas, a concepção do Movimento EcoDom é baseada nos Objetivos do Milênio, propostos pela ONU. “O que nós visamos é dar aplicabilidade a esses objetivos, que são genéricos, proporcionando a nossos alunos uma educação que faça a diferença no dia a dia, promovendo uma mudança de comportamento, de hábitos, para que esses jovens, que futuramente serão os nossos governantes, possam pensar em cidades mais sustentáveis”, afirma.

Leia também: Site do Ministério do Meio Ambiente divulga lista oficial de municípios premiados por gestão ambiental

Atividades ao longo de todo o ano

Para comandar o projeto, o Movimento conta com professores nucleadores, que percorrem as escolas da cidade, convidando-as para ingressar nesta grande rede. Esses nucleadores acompanham as esquipes ao longo de todo o ano, auxiliando e motivando os participantes no cumprimento das atividades. O nucleador Elmo Souza, que está no Movimento desde 2011, explica que “o EcoDom inovou a educação pública ao levar instrumentação, aprendizado e aperfeiçoamento para a escola.”

“Nós estamos tratando da biosfera, da manutenção do planeta, onde a sustentabilidade escolhe o melhor caminho e conduz a melhores resultados para a sobrevivência humana. A luta pela causa ambiental é necessária, possível e ela traz uma felicidade a todos que estão integrados na questão”, garante.

Para a nucleadora Ciangeli Clark, só através da educação é possível fazer com que a sociedade enxergue a necessidade de se construir um mundo ambientalmente correto. “A gente procura levar para a escola uma metodologia de educação ambiental em que todos participam. Não é uma equipe que está sendo convidada a participar do projeto EcoDom, é uma escola que está sendo convidada a participar. Esse é o modelo de educação ambiental que deve ser adotado.”

Esse propósito pode ser percebido em todas as ações desenvolvidas ao longo do ano. No calendário do Movimento EcoDom constam atividades como o concurso de fotografia Garoto e Garota EcoDom, concurso de Dança EcoDom, além do Campeonato Estadual de Matemática, que teve a primeira edição realizada em 2019, impactando mais de 2000 alunos de todo o estado.

Ao longo do ano, as escolas realizam tarefas, com data de entrega, sempre alinhadas à metodologia da Pegada Ambiental, permitindo descobrir o quanto cada escola avançou em seu índice de sustentabilidade. As atividades do Movimento EcoDom são encerradas no mês de novembro, com a realização da Caminhada Ecológica.