DestaqueEsporteOuro Preto

Muay Thai: conheça o Boxe Tailandês e seus benefícios à saúde

O Muay Thai é um esporte de origem tailandesa que vem sendo muito procurado nas academias do Brasil. Conhecido também como Boxe Tailandês, a modalidade faz parte das artes marciais, e entrega muitos benefícios ao corpo humano, além de auxiliar na concentração mental.

Os golpes de Muay Thai podem ser dados com os braços, membros superiores e membros inferiores do corpo. Os principais membros utilizados na luta são: pernas, cotovelos, joelhos, braços e punhos. Porém a arte marcial não para por aí, há toda uma filosofia e princípios por trás disso tudo.

Dentre tudo o que o praticante do Boxe Tailandês aprende ao longo das aulas, está a questão da disciplina, o companheirismo e o respeito ao próximo, estes princípios não ficam apenas no tatame, mas se refletem na vida do aluno em sociedade.

Segundo Alessandro Ramos ( Lelei), professor de Muay Thai no centro de treinamento, localizado no bairro São Cristóvão, em Ouro Preto (MG), a prática do esporte melhora a qualidade de vida, o condicionamento físico e auxilia na perca de peso, melhora também a autoestima e alivia o estresse.

Alessandro Ramos (Lelei), professor de Muay Thai.

Conheça algumas regras básicas do Muay Thai

1 – Os combates do Boxe Tailandês são divididos em cinco rounds e cada round tem duração de três minutos.
2- O tamanho do ring de combate é sempre contabilizado. Podendo ser pequeno de 6 a 10 metros, ou grande de 7 a 30 metros. A contagem é feita a partir das cordas.  O pavimento deve ter no mínimo 91 centímetros.  Os postes que se encontram nos cantos do ringue apresentam um diâmetro de 10 a 12,70 centímetros e devem estar sempre almofadados. A sua altura varia entre os 1,22 e 1,48 metros. São exigidos pelo menos três conjuntos de degraus e a largura de cada um é de 1,07 metros.
3 – Os equipamentos necessários para uma boa competição de Muay Thai são: sino de alarme, folhas de pontuação, dois pares de luvas de boxe e dois conjuntos de calções, mesas, cadeiras e folha de pontuação para juízes e Duas garrafas de água potável e duas latas de spray.
4 – É proibido ter cabelos ou barba grandes.
5 – Não podem ser utilizados protetores de canela.
6 – É obrigatório que cada lutador utilize uma virilha de proteção.
7 – Os lutadores devem ter idade mínima de 15 anos e peso mínimo de 45 quilos.

A equipe de reportagem do portal Mais Minas foi acompanhar um treino de Muay Thai de perto, na academia do Lelei, em Ouro Preto. O mais curioso é que havia um número maior de mulheres em relação aos homens.

“Elas estão comandando a área da arte de Muai Thay, hoje eu tenho uma competidora também, a Claudinha, ela já tem três lutas e três vitórias, acaba sendo um espelho para as meninas que estão chegando agora, e a mulherada ta dominando mesmo”, disse Lelei sobre a presença das mulheres no esporte.

Durante o treino também observamos a presença de crianças. Segundo Lelei, o esporte ajuda na formação dos pequenos: “Temos um foco grande com crianças, na questão da disciplina, e tem dado bons frutos”, explicou o mestre. O treinador reforça que “o Boxe Tailandês ajuda na forma de união e de convívio, a galera tem um bom diálogo e aqui nos transformamos em uma família”.

Turma de Muay Thai. em Ouro Preto.
Crédito da foto: Elis Bohrer/Mais Minas

Patrícia Tavares, de 31 anos, pratica Muay Thai há cerca de um ano e seis meses:

“Eu senti que mudou completamente meu condicionamento físico, tenho mais disposição pra tudo, minha saúde melhorou bastante também e outra coisa que contribuiu é que atualmente eu estou desempregada e às vezes o Muay Thai é o que me dá vontade de sair de casa, eu penso ‘ vou treinar’, e após o treino meu dia flui total. Tem sito um estímulo muito grande pra mim, pra vida, pra fazer tudo, pra mim tem sido muito importante, não largo de jeito nenhum!”

A aluna é super dedicada à arte e fala sobre outros benefícios: “Eu acredito que o Muay Thai ajuda a gente a ter controle emocional, porque a gente vive numa sociedade de muito estresse, todo lugar que você vai tem gente estressada, então eu acho que o Muay Thai tem uma disciplina que te ajuda a focar, e acaba você aprendendo a respeitar o espaço do outro, e se colocar no lugar do outro, e controlar seus próprios impulsos. Ao invés de você sair gritando com todo mundo estressado, aqui você “canaliza”, você bate no saco de pancadas e sai livre e leve para seguir seu caminho em paz”.

Leia também: Veja como foi a final do Iron Biker Brasil 2019

Deixe seu comentário

Etiquetas
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Fechar
Fechar