The news is by your side.

Museus em Belo Horizonte, Mariana e Ouro Preto realizam programação cultural virtual no mês de junho

Museus vinculados à Diretoria de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) estão realizando, ao longo deste mês, diversas comemorações relativas às celebrações juninas voltadas a Santo Antônio (13/06), São João (24/06), São Pedro (29/06), entre outras.

De toda agenda cultural, o evento de maior envergadura será a Semana Guignard, promovida pelo Museu Casa Guignard, localizado em Ouro Preto. A Semana Guignard, comemoração anual que já é tradição na cidade, chega na sua 10ª edição, e sua programação ocorre entre os dias 22 a 28/6. Em outros anos, sem a situação da pandemia do novo coronavírus que vivemos atualmente, o ponto alto da comemoração é a tradicional “Noite de São João”, evento que “lota” a rua Direita com moradores e turistas. Neste ano, em função da pandemia e da necessidade de isolamento social, a Semana Guignard vai acontecer virtualmente, por meio de duas lives e da publicação da exposição “Guignard Virtual – obras da coleção Priscila e Alberto Freire” nas redes sociais do Museu (Facebook: museucasaguignard.mg e Instagram: @museucasaguignard). As lives acontecem no dia 22/6 (palestra com o Diretor da Escola Guignard, Adriano Gomide) e no dia 27/6 (musical com a dupla Maurinho Sabino – voz e violão – e Ramon Gomes – percussão).

Em 2017, a banda ouro-pretana Candonguêro encheu a rua Direita em comemoração à Semana de Guignard – Crédito da foto: Candonguêro/Divulgação

Na capital Belo Horizonte, para as redes sociais do Museu Mineiro estão programadas postagens sobre ostensório das as esculturas de São João Batista, do acervo da instituição, em comemoração do dia de São João (24/6), e sobre a tela “São Pedro, Apóstolo” de autoria de Manoel da Costa Ataíde, do acervo da instituição, em comemoração ao dia de São Pedro (29/6). Além disso, haverá conteúdos da exposição temporária “Deslimites da Memória” de Cyro de Almeida e Mestre Júlio Santos. A exposição estava aberta à visitação e foi interrompida em função da paralisação das atividades em virtude do coronavírus. Também será publicada a ação “Música Mineira para Alegrar o Seu Dia”, do Circuito Liberdade, no Instagram (@museumineiro), e haverá posts sobre o processo de restauração das obras do acervo da instituição (15/6) e sobre a sala Mestre Ataíde (22/6).

O dia de São João Batista e o dia de São Pedro e São Paulo também serão lembrados em conteúdos nas redes do Centro de Arte Popular (CAP), também em Belo Horizonte, ao longo do mês. Além disso, os usuários terão acesso a conteúdos sobre exposições temporárias realizadas no Centro de Arte Popular (16/6) e sobre o acervo em exposição da instituição (19/6). Museu Mineiro e CAP fazem parte do Circuito Liberdade.

Já nos canais do Museu dos Militares Mineiros, também localizado em Belo Horizonte, haverá conteúdo comemorativo sobre a presença feminina nas Corporações Militares de Minas Gerais (19/6); sobre os uniformes militares do acervo da instituição (23/6); além de conteúdo, no dia 29/6, em comemoração ao Dia do Bombeiro Brasileiro, celebrado em 2 de julho.

O Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, localizado na cidade de Mariana, vai postar conteúdos variados ao longo do mês sobre exposições temporárias realizadas no Museu e sobre a obra e a biografia de Alphonsus de Guimaraens.

Postagens sobre o acervo do Museu Casa Guimarães Rosa, de Cordisburgo, além de trechos da obra Grande Sertão: Veredas e sobre o acervo do Museu, serão feitas ao longo de junho nas redes do Museu Casa Guimarães Rosa.

Redes sociais dos museus:

Museu Mineiro

Facebook: /museumineiro.mg e Instagram: @museumineiro

Centro de Arte Popular

Facebook: /centrodeartepopular e Instagram: @centrodeartepopular

Museu dos Militares Mineiros

Facebook: /museudosmilitaresmineiros e Instagram: @museudosmilitaresmineiros/

Museu Casa Guimarães Rosa

Facebook: /museucasaguimaraesrosa.mg e Instagram: @museuguimaraesrosa

Museu Casa Alphonsus de Guimaraens

Facebook: museualphonsusdeguimaraens e Instagram:museualphonsus/

Museu Casa Guignard

Facebook: museucasaguignard.mg e Instagram: @museucasaguignard