Menu

Negócio fechado: Raniel viaja para assinar com o São Paulo

04/07/2019 às 13:00
Tempo de leitura
5 min

Depois de acertar a venda do zagueiro Murilo, para o Lokomotiv Moscou, da Rússia, o Cruzeiro negociou mais um de seus jovens jogadores. A bola da vez foi o atacante Raniel, de 23 anos. O jogador foi vendido para o São Paulo, que pagou R$ 12,9 milhões por 50% de seus direitos.

Segundo o Balanço Patrimonial Celeste do exercício de 2018, o clube detinha 65% do atacante. Ou seja, o Cruzeiro manterá 15% de seu passe, podendo lucrar em futuras vendas. Segundo os jornalistas Guilherme Piu e Arthur Costa, o jogador teria pedido para ser negociado. O motivo do pedido seriam as poucas oportunidades de atuar, vide que Fred é titular absoluto e Sassá despontou como reserva imediato.

Raniel foi contratado pelo Cruzeiro junto ao Santa Cruz, em 2016, para inicialmente atuar nas categorias de base. Em 2017 teve suas primeiras chances no profissional, sendo importante na reta final daquele ano. A partir daí, o jogador se projetou nacionalmente e passou a ser figurinha carimbada no time celeste vindo, na maioria das vezes, do banco de reservas.

No total foram 89 jogos com a camisa celeste e 16 gols marcados. Muitos deles importantíssimos, como em fases de mata-mata da Copa do Brasil e em clássico contra o Atlético. Nesta temporada foram 11 jogos, três como titular e três gols marcados.

Negócio fechado: Raniel viaja para assinar com o São Paulo

Crédito da foto: Bruno Haddad/Cruzeiro

Impacto para o Cruzeiro

A venda de Raniel vem num momento conturbado financeiramente para o clube e pode ajudar no caixa. Recentemente o Cruzeiro chegou a atrasar salários de jogadores e funcionários.

A perda do jogador será sentida, visto que Raniel era um dos xodós da torcida, mas, tecnicamente, o jogador não vinha agregando tanto nos últimos tempos. O camisa 17 tem como característica a velocidade a pressão que faz no ataque, frequentemente colocando os defensores em apuros. Mas o número de gols marcados é baixo para um centroavante. Além de que, muitos pelas lesões constantes e irregularidade, o jogador jamais tenha conseguido se firmar no time titular.

A saída de Raniel também é uma boa para a promessa Vinícius Popó, uma das principais esperanças da base celeste. Com Fred, Sassá e Raniel, as chances do jovem eram mínimas. Considerando o histórico de lesões de Fred e Sassá, o jogador poderá ganhar oportunidades num momento próximo.

Valores

Nas redes sociais, muito tem se criticado o valor pelo qual Raniel foi vendido: R$ 12,9 milhões. Isso se dá pelo histórico de vendas recentes do Cruzeiro, que se desfez de promessas como Vitinho, Gabriel Brazão e Murilo por valores baixos. Mas no caso do atacante, acredito que a negociação não seja de todo ruim.

Primeiro, pois o Cruzeiro deverá manter uma porcentagem do atleta para uma negociação futura. Sendo o valor pago referente a 50% do passe do atleta. Em segundo lugar, tem de se considerar a contribuição do jogador para o time. Raniel tem poucos gols para sua função, mesmo sendo titular poucas vezes, e sempre demonstrou ser mais um homem de mobilidade.

Suas constantes lesões também costumam prejudicar seu rendimento, visto que, dificilmente, passa muito tempo sem se machucar. Além do jogador se destacar muito mais por sua raça e entrega que pela qualidade técnica.

Espaço para Popó

E hoje, com Fred sendo titular absoluto e tendo Sassá no elenco, a presença de Raniel ou mesmo do camisa 99 se torna dispensável. Ambos são jogadores parecidíssimos, sendo injusto um deles ficar tão atrás na fila por oportunidades, visto que seriam até mesmo titulares em muitos clubes brasileiros. E recentemente, muito pelas lesões do camisa 17, Sassá vinha sendo o escolhido.

Raniel, já com 23 anos, começa a deixar o status de promessa e se torna mais um jogador de elenco. E já tendo o Cruzeiro o titular Fred e o atacante de composição, Sassá, é mais importante dar a chance de uma nova promessa, como Vinícius Popó, de 18 anos, se desenvolver. A manutenção de três atletas na função poderia atrapalhar o amadurecimento de Popó.

Vide que Fred se aproxima da aposentadoria e que Sassá é um nome com qualidade suficiente para comandar o ataque celeste, é importante que Popó comece a pegar experiência desde já.

Negócio fechado: Raniel viaja para assinar com o São Paulo

Vinícius Popó será o maior beneficiado com a saída de Raniel – Crédito da foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

Momento celeste

Raniel já está em São Paulo, para os exames médicos, e deve ser anunciado até amanhã (05). O jogador deixa o Cruzeiro num momento complicado para o clube. Investigado judicialmente por irregularidades administrativas e afundando em dívidas, o time celeste usará da venda para honrar seus compromissos.

O camisa 17 está, inclusive, na lista de jogadores que tiveram parte de seus direitos repassados à um empresário, prática ilegal.

Reação dos torcedores

A negociação de Raniel foi recebida de maneira controversa entre torcedores de Cruzeiro e São Paulo. Veja algumas reações no Twitter:

https://twitter.com/fsouzaxd/status/1146801752513089536

https://twitter.com/willianm07/status/1146798280313118721

https://twitter.com/SpfcConstantine/status/1146558206946283521