Menu

Circovolante lança seu primeiro disco, em parceria com o Museu da Música de Mariana

São nove faixas inéditas, com letras escritas por João Pinheiro e cantadas por ele e Xisto Siman.
30/03/2022 às 19:31
Tempo de leitura
3 min
Foto: Divulgação/Circovolante
Foto: Divulgação/Circovolante

O Circovolante lançou seu primeiro álbum, “O Circo de cada um”, mesclando as culturas circense e musical. O projeto foi lançado no dia 24 de março e está disponível em todas as plataformas digitais. São nove faixas inéditas, com letras escritas por João Pinheiro e cantadas por ele e Xisto Siman. O trabalho é fruto de uma parceria com o Museu da Música de Mariana, o primeiro da América Latina no gênero.

As músicas buscam revelar aos olhos e ouvidos do público a cultura musical dos circos que circulavam pelas cidades históricas de Mariana, Ouro Preto, São João Del Rei, Tiradentes, Juiz de Fora e localidades do entorno, entre meados dos séculos XIX e XX. Naquele período, a chegada dos circos a Minas Gerais trazia em seus espetáculos a trilha sonora mais diversa possível, modificando a atmosfera desses localidades.

Os artistas que integravam as companhias convidavam os músicos dos lugares por onde passavam a participarem de seus números e os inspirava a comporem obras musicais adaptadas ao picadeiro. A partir dos manuscritos disponíveis no acervo do Museu da Música de Mariana, foi realizado um levantamento e uma curadoria pelos colaboradores Sidione Viana e Vítor Gomes.

O artista João Pinheiro, neste encontro com as partituras, permitiu ao Circovolante imaginar, cantar e contar histórias de um circo que ele vive e faz no seu dia a dia, que se reinventa na cabeça do artista e nos sonhos do público: O circo de cada um.

A obra também recebeu contribuições de Karen Ávila (captação) e da equipe musical, com Sidione Viana (flautim, flauta e saxofones), Maria Emília Dutra (flauta – participação especial na faixa Gisele), Vivian Fernandes (clarineta), Tiago Viana (trompete), Wesley Procópio (trombone, oficleide e saxhorns), Arjuna Rama (tuba) e o incrível naipe de percussão escrito e gravado como um dos últimos trabalhos do músico e pesquisador Oscar Bolão.

Confira o disco “Circo de cada um”:

No dia 27 de março, o Circovolante fez uma ação especial, tendo as letras e músicas do álbum como mote, que podem ser acessadas em suas redes sociais. “O circo de cada um”, além de reinventar parte da cultura circense-musical, possibilita a trupe compartilhá-la com todos os amantes do circo, ou seja, com o mundo.

O “Circo de cada um” foi realizado com os recursos da Lei Aldir Blanc/2020 e foi coordenado pelo músico e pesquisador Vitor Gomes, do Museu da Música de Mariana, em parceria com o Circovolante.

COMENTÁRIOS