Faça parte do Portal Mais Minas no Instagram e Google Notícias. Mantenha-se bem informado.
Os distritos de Ouro Preto vêm sofrendo na tarde e noite desta segunda-feira, 18 de outubro, devido às fortes chuvas. Um comunicado da Defesa Civil de Ouro Preto informou que alagamentos estão deixando pessoas ilhadas em várias partes do distrito de Amarantina.
O Rio Maracujá, que passa pelos distritos de Cachoeira do Campo e Amarantina, transbordou devido a chuva de aproximadamente 200 mm de chuvas nas últimas 24 horas na região. Há duas guarnições do Corpo de Bombeiros no local, de acordo com a Defesa Civil.
Através das redes sociais, o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), agradeceu o chefe do poder Executivo da cidade vizinha de Itabirito, Orlando Caldeira (Cidadania), pela ajuda com pessoal e equipamentos.
“Caro Prefeito Orlando, muito obrigado de coração pelo apoio solidário e fraterno ao enfrentamento do grande desastre causado pelas chuvas em Cachoeira do Campo, Amarantina e Santo Antônio do Leite. Receba a gratidão de todo o povo ouro-pretano aos irmãos de Itabirito, Angelo Oswaldo“
O secretários de Obras, Antônio Simões, e de Defesa Social de Ouro Preto, Juscelino Gonçalves, estão no local. Uma avaliação detalhada da situação das chuvas será repassada pelas autoridades nesta terça-feira, 19 de outubro.
Veja os vídeos feitos por Antônio Simões em Amarantina:
De acordo com o Corpo de Bombeiros (CBMMG), houve quatro chamadas em um curto intervalo de tempo em Amarantina. A primeira foi por volta de 19h50, na rua Francisco Coelho, nº 49, na divisa com o centro. Os moradores da casa estavam em cima de um muro, ilhados, porque o rio Maracujá subiu.
A segunda chamada foi por volta de 20h05, na rua Olaria, nº 2. Uma família estavam no segundo andar de sua residência, porque o primeiro já havia sido inundado pelo transborde do rio Maracujá.
Por volta de 20h10, houve a terceira chamada em Amarantina. Os bombeiros ainda estão a caminho da rua Sportes, nº 10, próximo ao Bar do Nelson, também no bairro Centro. Moradores estão em cima de um muro e a água está batendo na base da janela.
Por último, os bombeiro informaram a quarta chamada por volta de 20h15, na rua Benedito Gonçalves Xavier, nº 10. Se trata de uma pessoa que está presa dentro de casa e a água está praticamente no pescoço. Os militares já estão no local.
De acordo com o secretário de Defesa Social de Ouro Preto, Juscelino Gonçalves, mais de 25 famílias foram desalojadas em Amarantina e Cachoeira do Campo por conta das chuvas.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV) esteve em Amarantina e disse que mais de 100 casas foram atingidas pelas chuvas dessa segunda-feira.
Veja os vídeos gravados pelos moradores de Amarantina: