Menu

Conheça São Bartolomeu, pacato distrito de Ouro Preto

19/05/2023 às 13:53
Tempo de leitura
5 min
Distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto - Foto: Ane Souz
Distrito de São Bartolomeu, em Ouro Preto - Foto: Ane Souz

São Bartolomeu é um vilarejo encantador localizado em Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil. Ele está situado a aproximadamente 20 quilômetros do centro histórico de Ouro Preto e é famoso por suas cachoeiras deslumbrantes e pela produção artesanal de doces, que encantam os visitantes que têm a oportunidade de explorar essa charmosa localidade.

As cachoeiras são os principais atrativos de São Bartolomeu. A região é cercada por uma natureza exuberante, com paisagens montanhosas, rios e matas preservadas. Entre as cachoeiras mais conhecidas estão a Cachoeira da Ponte, a Cachoeira do Castelinho e a Cachoeira do Paiolinho. Esses lugares naturais oferecem uma experiência refrescante e relaxante, permitindo que os visitantes desfrutem de banhos revigorantes em meio à beleza cênica do ambiente.

Além das cachoeiras, São Bartolomeu é famoso por seus doces artesanais. O vilarejo é conhecido por produzir deliciosos doces caseiros, feitos com receitas tradicionais e ingredientes locais de alta qualidade. Os doces de São Bartolomeu, como goiabada cascão, doce de leite, compotas de frutas e geleias, são verdadeiras iguarias preparadas de maneira cuidadosa e artesanal. Os visitantes têm a oportunidade de saborear essas delícias e levar um pedacinho de São Bartolomeu consigo.

No ano de 2008, a produção de doces artesanais do distrito de São Bartolomeu tornou-se o primeiro bem cultural registrado como Patrimônio Imaterial no município de Ouro Preto.
No ano de 2008, a produção de doces artesanais do distrito de São Bartolomeu tornou-se o primeiro bem cultural registrado como Patrimônio Imaterial no município de Ouro Preto – Foto: Ane Souz
Fazendo doce
Foto: Ane Souz
Doces de São Bartolomeu
Doces São Bartolomeu – Foto: Ane Souz

Além das cachoeiras e dos doces artesanais, São Bartolomeu também encanta com sua atmosfera tranquila e aconchegante. O vilarejo preserva a arquitetura colonial, com ruas de pedra e casinhas antigas, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo. A comunidade local é acolhedora e valoriza as tradições e a cultura da região, tornando a visita a São Bartolomeu uma experiência autêntica e memorável.

São Bartolomeu é um lugar especial, onde a natureza exuberante se une à riqueza gastronômica e à tranquilidade de um vilarejo histórico. Seja para se refrescar nas cachoeiras, saborear os doces artesanais ou simplesmente relaxar em um ambiente bucólico, São Bartolomeu oferece aos visitantes uma experiência única e encantadora.

Leia também: Roteiro de sete dias de viagem na cidade histórica Ouro Preto

Festividades em São Bartolomeu

Festividades em São Bartolomeu
Festividade em São Bartolomeu – Foto: Ane Souz

São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, é conhecido por celebrar algumas festas tradicionais ao longo do ano. Duas festas populares importantes são:

Festa de São Bartolomeu

A Festa de São Bartolomeu é uma das celebrações mais tradicionais do distrito. A festa é realizada anualmente na semana do dia 24 de agosto, em homenagem ao padroeiro do distrito, São Bartolomeu.

A festividade em honra ao Divino Espírito Santo e São Bartolomeu é patrimônio cultural imaterial de Ouro Preto, foi registrada no Livro de Saberes e Celebrações em 2014.
A festividade em honra ao Divino Espírito Santo e São Bartolomeu é patrimônio cultural imaterial de Ouro Preto, foi registrada no Livro de Saberes e Celebrações em 2014 – Foto: Ane Souz

A festividade envolve uma série de atividades religiosas e culturais que atraem moradores e visitantes. A programação geralmente inclui missas solenes na igreja local, procissões pelas ruas do distrito, novenas e momentos de devoção ao santo padroeiro.

Durante a Festa de São Bartolomeu, é comum ver as ruas enfeitadas com bandeirinhas coloridas e barracas montadas para a venda de comidas típicas, como o tradicional angu à baiana, doces caseiros, pastéis e outras delícias da culinária local. Além disso, apresentações de música ao vivo, danças folclóricas e grupos de congada também fazem parte da festividade, trazendo animação e cultura para o evento.

A festa é uma oportunidade para os moradores de São Bartolomeu demonstrarem sua devoção religiosa, fortalecerem laços comunitários e celebrarem a cultura e tradição local. É um momento especial que une fé, música, gastronomia e alegria em uma atmosfera festiva.

Recomenda-se verificar o calendário atualizado junto à prefeitura de Ouro Preto ou às associações comunitárias locais para obter informações precisas sobre a programação da Festa de São Bartolomeu em um determinado ano, incluindo horários e atividades específicas.

Festa Cultural da Goiaba

A Festa Cultural da Goiaba é um evento anual que celebra a fruta típica da região e destaca a importância da goiaba na economia e cultura local. A festa geralmente ocorre no final do ano, entre os meses de novembro e dezembro, e atrai moradores e visitantes interessados em conhecer mais sobre a goiaba e suas deliciosas iguarias.

Durante a festa, é possível encontrar diversas atrações relacionadas à goiaba, como exposição e venda de produtos derivados da fruta, como doces, geleias, licores e outros quitutes artesanais. Também são realizadas oficinas de culinária, palestras sobre a cultura da goiaba, apresentações de música e dança, além de atividades recreativas e competições temáticas.

A Festa Cultural da Goiaba é uma oportunidade não apenas para saborear as delícias feitas com goiaba, mas também para conhecer a história e tradição local relacionadas a essa fruta. É um momento de celebração da cultura, gastronomia e produtos artesanais de São Bartolomeu.

Recomenda-se verificar o calendário atualizado da festa junto à prefeitura local, associações comunitárias ou sites de eventos para obter informações precisas sobre datas e programação da Festa Cultural da Goiaba em São Bartolomeu.

Última atualização em 19/05/2023 às 13:54