Menu

Sensação térmica chega a 9ºC em Ouro Preto

03/11/2022 às 19:48
Tempo de leitura
2 min
Foto: Ane Souz
Foto: Ane Souz

A frente fria alertada pelos principais institutos meteorológicos e climáticos do país de fato causou uma queda drástica nas temperaturas em várias regiões de Minas Gerais.

Em Ouro Preto, a sensação térmica chegou a93ºC na noite desta quinta-feira, 3 de novembro, quando os termômetros registravam 12ºC. Contudo, a sexta-feira pode ser ainda mais fria, já que o Climatempo prevê uma mínima de 8ºC na cidade, 1ºC a menos do que os 7ºC mínimos registrados no período da manhã de hoje.

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o mês de novembro começa com frio intenso e atípico para esta época do ano em quatro regiões do Brasil, especialmente no Sul. A queda brusca de temperaturas ocorre devido à passagem de uma frente fria seguida de uma forte massa de ar de origem polar.

Essa intensa e atípica massa de ar frio deve atuar no Brasil até o fim desta semana, com possibilidade de temperaturas negativas e geadas, principalmente, nas áreas mais altas da Região Sul.

A previsão do Climatempo é que as temperaturas voltem a fica amenas no estado a partir de terça-feira, 8 de novembro. Nesse dia, a mínima registrada em Ouro Preto deve ser de 14ºC e a máxima de 23ºC.

Em relação às chuvas, o instituto prevê precipitações na cidade histórica somente a partir de domingo, chuvas essas que devem se estender por mais de uma semana.

O Inmet recomenda que, em caso de necessidade, as pessoas entrem em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199.