Menu

O último dia no rio Ganges

11/06/2018 às 01:51
Tempo de leitura
3 min

O rio Ganges é um rio sagrado para os hindus, sendo um dos rios mais importantes e um dos lugares mais simbólicos da Índia. Quando uma pessoa morre, o seu corpo é cremado e as suas cinzas são jogadas no rio. Os seguidores do hinduísmo acreditam que morrer às margens do rio e ter suas cinzas jogadas em suas águas é o caminho para uma vida feliz após a morte.

O Ganges equivale para a Índia o mesmo que o rio Jordão para os cristãos. Morrer às margens do Ganges é uma esperança de uma vida melhor “do outro lado”, livre da fome, da pobreza e do sofrimento e do ciclo da reencarnação.

Às margens do rio Ganges está Varanasi, uma das sete cidades sagradas do hinduísmo. Ela representa a extinção do velho para o surgimento do novo – renascimento. A cidade inspira e transmite espiritualidade.

Dizem que se você não conseguiu progredir no seu percurso espiritual durante sua vida, você deve ir para Varanasi e lá permanecer até o findar dos seus dias, porque é grande as chances de você encontrar uma pessoa iluminada pelas ruas que possa lhe ajudar na jornada pós-morte. Banhar-se nas águas do Ganges purifica os pecados, diz a tradição.

“The last day”, parceria dos cantores americanos Moby e Skylar Grey (a mesma que canta com o Emimem em “I need a doctor”), fala justamente sobre esse “último dia” e a elevação espiritual. Dirigido por Erik Anders Lang, o vídeo ressalta a e valoriza a cultura indiana, mostrando em slow motion (câmera lenta) um pouco de religião e cotidiano da cidade de Varanasi e o entorno do rio Ganges.

“Meu amigo Erik Lang estava na Índia em férias e ele filmou esse vídeo incrível. Eu nem sabia que ele estava filmando ou fazendo um vídeo para mim, ele apenas me ligou quando voltou e disse: ‘aqui está o seu vídeo!’ e foi incrível.” – declarou Moby

A canção fala de um homem que buscou durante muito tempo e incessantemente pelo sentido da vida. Ele trabalhou incansavelmente para sobreviver mesmo com a certeza de que um dia a morte chegaria para conduzi-lo “ao outro lado”.

Tanto trabalho impediu o homem de ver o lado bom da vida e lhe trouxe somente dor e sofrimento que o cegaram a ponto de não perceber que o tempo estava passando e seu corpo físico se acabando.

Após uma vida inteira, onde seu coração pôde ver apenas o lado escuro da vida e do mundo, somente no último dia ele teve tempo para não se preocupar com mais nada. Só então ele enxergou a luz e a cor do mundo, só então ele descobriu que a felicidade estava presente ao seu entorno o tempo todo.

Somente no último dia no rio Ganges, o homem percebeu que a luz sempre esteve presente em sua vida. O homem só descobriu o Sol no último dia.

Assista:

YouTube video

Leia também: Os ossos do romantismo

Última atualização em 19/08/2022 às 11:19