Menu

Inscrições para o FIES começam nesta terça-feira

O processo seletivo do FIES se inicia nessa terça feira, dia 07 de março, com mais de 112 mil vagas oferecidas e sendo 67 mil para o primeiro semestre, uma boa oportunidade para quem não conseguiu passar no Prouni e no SISU.
07/03/2023 às 06:51
Tempo de leitura
3 min
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

O processo seletivo do FIES se inicia nesta terça feira, dia 07 de março, com mais de 112 mil vagas oferecidas, sendo 67 mil para o primeiro semestre, uma boa oportunidade para quem não conseguiu passar no Prouni e no SISU. O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) oferecerá do dia 7 de março até ao dia 10 o período de inscrições. É importante ficar atento aos prazos, para que eles não sejam perdidos, já que essa é uma excelente oportunidade de ingresso nos cursos superiores das instituições privadas espalhadas no território brasileiro.

Poderão se inscrever no processo os participantes da edição, desde o ano de 2010, e que tenham obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Além disso, o impotente critério de renda também é válido, que se depõem em possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos. O Fies tem o seu funcionamento diferente do SISU e do Prouni, pois ambos, têm como critério a edição do Enem de 2022. No entanto, o funcionamento das notas de corte, são semelhantes. O cálculo da renda é levado em consideração a partir da soma da renda bruta de todos os membros da família, assim, dividido pelo total de membros inseridos na família.

O programa possui juros zero, de modo que forneça ajuda a quem mais precisa, ou seja, se enquadrando nas condições de renda estabelecidos, o candidato começará a pagar as sua prestações respeitando o seu limite de renda. O Fies surgiu a partir do Ministério da Educação instituído pela Lei  nº 10.260, de 12 de julho de 2001, que tem como objetivo conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos. O juros zero surgiu a partir de uma nova regra, de modo que o estudante ao final do curso, não arcará com correções de juros sobre o montante total do valor.

O Fies é um importante meio para democratizar o acesso às universidades do Brasil, além de ampliar o acesso de pessoas de todos os tipos e idade. A nota de corte varia para a cada dia, por isso é bom ficar atento, além de funcionarem de acordo com o grupo escolhido pelo participante, relacionado ao número de vagas oferecidas. Outra observação importante notar, é que as vagas devem ser cumpridas e comprovadas por documentos depois da aprovação, por isso é bom ser totalmente coerente. Os resultados serão disponibilizados no dia 14 de março e, os interessados a participarem do processo, já podem consular as vagas disponível pelo site do portal único do Governo.

Veja como se inscrever

  • -Acesse o sistema de inscrição do FIES, no dia de amanhã, 07/03/2023 e cadastre no “Login Único” do governo federal, conta gov.br.

-Caso não possua uma conta gov.br, será direcionado para a página do gov.br, onde deverá proceder com o seu novo cadastro preenchendo todas as informações solicitadas

-Após concluído o cadastro, você será direcionado automaticamente para o sistema de inscrição do FIES, é só preencher as informações solicitadas pelo sistema.

Fonte: Gov.br

COMENTÁRIOS
Última atualização em 07/03/2023 às 07:28