Menu

Samarco tem vagas de emprego para técnicos em MG

A Samarco atua na produção de pelotas de minério de ferro, matéria-prima para a produção de aço pela indústria siderúrgica.
08/02/2023 às 18:47
Tempo de leitura
5 min
Foto: reprodução/Samarco
Foto: reprodução/Samarco

Nesta segunda semana do mês de fevereiro de 2023, a mineradora Samarco,  joint venture entre a brasileira Vale e a anglo-australiana BHP, disponibilizou novas vagas de emprego para atuação em Minas Gerais, na cidade de Mariana, para o Complexo Germano.

A Samarco atua na produção de pelotas de minério de ferro, matéria-prima para a produção de aço pela indústria siderúrgica. Em dezembro de 2020, a empresa retomou suas operações de uma maneira diferente, com novas tecnologias e mais segurança, buscando gerar valor duradouro nos territórios onde atua.

Para 2023, a mineradora deve crescer mais 10% do nível atual da sua produção, chegando a produzir entre 8 e 9 milhões de toneladas de pelotas e finos de minério de ferro. A empresa vai investir R$ 1,6 bilhão, sendo R$ 721 milhões para as obras de descaracterização, em estágio avançado.

Até por isso será possível acompanhar constantemente o surgimento de novas vagas de emprego na companhia, para suprir essa nova demanda operacional.

Vagas de emprego da Samarco

Técnica Mineração

  • Formação Técnico em Mineração, Técnico em Geologia e/ou Técnico em Edificações.;
  • Experiência em atividades na área de mineração;
  • Conhecimento em planejamento / operação / infra estrutura de Mina a céu aberto;
  • Habilidade em Microsoft Excel, Power Point e Word intermediário;
  • CNH B definitiva;
  • Desejável conhecimento em Auto Cad ou Arc Gis ou Corel Draw ou Photoshop ou similares em nível básico.

A profissional será responsável pelo acompanhamento da amostragem pré-lavra (Química, Mineralogia e Densidade), realizando interface com as equipes de: amostradores, QaQc, perfuração / desmonte, planejamento de lavra e infraestrutura de Mina, Operação de Mina, COI, ERG, Vix, SGS, Segurança do Trabalho e Almoxarifado; apoiar o gerenciamento de contratos e custos da Geologia, tendo interface com Administração de Contratos e Suprimentos OPEX; atuar em conjunto com as equipes de Geologia Curto Prazo apoiando no andamento das atividades.

Técnico Instrumentação

  • Experiência em instrumentação industrial, medição e controle de processos, automação industrial;
  • Formação Curso Técnico Completo em Automação/ Instrumentação/ Eletrônica ou áreas afins;
  • Carteira de Habilitação categoria B;
  • Conhecimentos do Pacote Office;
  • Conhecimento SAP;
  • Desejável conhecimento em SAP modulo manutenção aplicado a planejamento e programação de rotinas de instrumentação.
  • Experiência com PPCM em rotinas de Instrumentação.

O profissional será responsável pelas atividades de rotina de manutenção de instrumentação de controle de processos, proteção de máquinas e equipamentos de extração e beneficiamento de minério, sistemas de captação e bombeamento de água e polpa de minério de ferro. Realizará a especificação, instalação, comissionamento e manutenções em instrumentos de medição, proteção e controle de processos, por exemplo: analisadores de pH, turbidez, condutividade, medidores de vazão, nível, pressão, densidade, temperatura, balanças integradoras, dosadoras, piezômetros e válvulas de controle pneumáticas, com integração em redes Profibus, Foundation Fieldbus e sistemas de supervisão. Certificações, configuração, diagnostico em redes Profibus e Foundation Fieldbus. Calibrações e ajustes em instrumentos de medição de variáveis de processo, analíticos conforme normas técnicas e de qualidade com emissão de relatórios e certificados.

Como se candidatar

Os profissionais interessados em alguma das vagas de emprego disponíveis na Samarco podem acessar a página da mineradora no site VAGAS, pelo link vagas.com.br/vagas-de-samarco?. Antes de se candidatar, é importante que o profissional avalie os requisitos da vaga pleiteada para não realizar uma inscrição inválida.

Futuras oportunidades na Samarco podem ser acessadas pelo mesmo link disponível acima. Para isso, o candidato deve acessar a página regularmente e manter o currículo atualizado na plataforma.

De acordo com a mineradora, a empresa “valoriza a Diversidade e Inclusão. Por isso, incentiva que pessoas com deficiência, diferentes raças e orientações sexuais se candidatem às vagas. Incentivamos a busca por melhores desempenhos independente de gênero, ideais e características físicas. Acreditamos que só assim será possível construir uma mineração diferente”.

Sobre a Samarco

A Samarco é uma empresa de mineração de ferro no Brasil. Ela é uma joint venture entre Vale S.A. e BHP Group. A empresa é conhecida por sua mina de ferro em Mariana, Minas Gerais, que é uma das maiores do mundo. Em 2015, houve uma tragédia na região em que a barragem da empresa se rompeu, causando danos significativos às comunidades próximas e ao meio ambiente. Desde então, a Samarco tem trabalhado para reparar os danos e melhorar suas práticas de segurança e responsabilidade ambiental.

COMENTÁRIOS