O repórter e fundador do Mais Minas, Rodolpho Bohrer, natural de Ouro Preto, foi premiado em um prêmio estadual promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba). A cerimônia ocorreu no Sesc Comércio, em Salvador, no dia 14 de abril, dentro do Prêmio de Jornalismo “Tributação e Justiça Social”.
Estudante de jornalismo da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no Campus Sosígenes Costa, em Porto Seguro, o ouro-pretano teve seu trabalho reconhecido na categoria estudante e recebeu R$ 2 mil pela premiação.
A reportagem premiada foi publicada em 30 de dezembro de 2025 pela Agência de Notícias do Sul da Bahia (Ansuba). O conteúdo analisa os impactos do turismo sobre o mercado imobiliário de Porto Seguro, com foco nas dificuldades enfrentadas por moradores e estudantes para acessar moradia. Leia aqui a reportagem completa.
O trabalho mostra como o avanço dos aluguéis por temporada tem reduzido a oferta de imóveis para residência fixa, elevando preços e alterando a dinâmica urbana da cidade. A reportagem também aponta que moradores têm sido deslocados para áreas com maior vulnerabilidade, como regiões com histórico de deslizamentos.
Além da análise econômica, o conteúdo reúne dados populacionais, relatos e exemplos de outras cidades que enfrentam desafios semelhantes, além de destacar a ausência de estudos locais sobre o tema, o que dificulta a formulação de políticas públicas.
Mensagem em vídeo exibida na cerimônia
O estudante premiado não pôde comparecer à cerimônia em Salvador, mas enviou um vídeo que foi exibido durante a premiação.
Na gravação, ele agradeceu aos professores do curso de jornalismo e destacou a importância da universidade pública em sua formação.
“É uma alegria imensa saber que a minha reportagem foi premiada”, afirmou. Ele também ressaltou o papel dos docentes no desenvolvimento do trabalho e reconheceu os desafios enfrentados pela profissão.
Ao comentar a reportagem, explicou que o tema surgiu a partir da realidade vivida por colegas e moradores da cidade. “A reportagem surgiu pensando na dificuldade que meus amigos do campus têm sofrido para conseguir aluguéis acessíveis”, disse.
Ele também relacionou o tema a experiências pessoais. “Eu já passei por dificuldades na vida em relação ao pagamento de aluguel. Então, eu quis atuar fazendo um panorama em cima disso aqui na cidade”, afirmou.
Segundo o repórter, a produção da reportagem levou cerca de 16 semanas e passou por ajustes orientados por professores para adaptação a uma linguagem jornalística mais acessível.
“Infelizmente não pude estar aí, mas meu coração está pulsando de alegria”, declarou ao final da mensagem.
A premiação reuniu jornalistas, estudantes e representantes institucionais e teve como objetivo reconhecer produções voltadas à compreensão de temas ligados à tributação, desigualdade e justiça social.








