ClimaNotíciasOuro Preto

Inmet emite alerta laranja para chuvas em Ouro Preto

“O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) colocou Ouro Preto em alerta laranja nesta quinta-feira (27). O aviso, que indica possibilidade de chuva intensa, vale para quase todo o estado de Minas Gerais.

De acordo com o Instituto, a chuva esperada é entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intensos (40-60 Km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

De acordo com a Defesa Civil de Ouro Preto, a cidade está em estado de alerta, já que “neste nível o índice pluviométrico monitorado varia de 22 a 128 mm acumulados de chuvas em um período de cinco dias consecutivos. Neste nível de alerta, deslizamentos de terra e rolamento de blocos rochosos podem ocorrer isoladamente. Este nível é caracterizado por chuvas prolongadas e requer um maior acompanhamento dos índices pluviométricos e dos boletins meteorológicos que são emitidos pelos órgãos estaduais e federais. Neste estágio existe a probabilidade isolada de remoções preventivas de alguns moradores das áreas de risco mapeadas, a fim de resguardar a integridade física dos mesmos”.

  Bombeiros de Pouse Alegre fazem parto dentro de viatura

Confira as ações recomendadas pelo Inmet em caso de chuvas intensas:

* Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).

* Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

* Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Fechar