Menu

Ouro Preto tem primeiro caso de suspeita de coronavírus

28/02/2020 às 20:50
Tempo de leitura
3 min

O balanço mais recente do Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais  confirma um caso de suspeita de coronavírus em Ouro Preto, na região central do estado. No total, são 20 notificações em Minas Gerais, mas três já foram descartadas, sendo 17 investigações no total.

[pdf-embedder url=”https://maisminas.org/wp-content/uploads/2020/02/28-01-Informe_Epidemiologico_Coronavirus.pdf”]

A Unidade de Pronto Atendimento de Ouro Preto negou a informação e o Hospital Santa Casa diz desconhecer a suspeita de coronavírus.

Entretanto, a Secretaria Municipal de Saúde de Ouro Preto informou sobre a notificação realizada ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de um caso suspeito de coronavírus que já está sendo devidamente monitorado em isolamento domiciliar.

Ainda de acordo com a nota, não há circulação do vírus no território e que todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas conforme protocolo para viroses.

Belo Horizonte já teve 11 notificações, mas três já foram descartadas e oito ainda estão em investigação. Em Uberlândia há dois casos em investigação, e uma notificação sob investigação em Barbacena, Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba, Uberlândia e Viçosa.

No Brasil são 182 casos que estão sendo investigados. Até o momento, um homem de 61 anos, em São Paulo, foi diagnosticado com a doença. Já foram 71 casos suspeitos já foram descartados.

São 16 estados que informaram o Ministério da Saúde as suspeitas do coronavírus:

Alagoas: 1
Bahia: 9
Ceará: 6
Paraíba: 1
Pernambuco: 5
Rio Grande do Norte: 3
Espírito Santo: 2
Minas Gerais: 17
Rio de Janeiro: 19
São Paulo: 66
Distrito Federal: 5
Goiás: 5
Mato Grosso do Sul: 2
Paraná: 5
Santa Catarina: 9
Rio Grande do Sul: 27

Os critérios para a definição do caso suspeito do coronavírus são de febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Austrália, Emirados Árabes, Filipinas, França, Irã, Itália, Malásia, Japão, Singapura, Coreia do Sul, Coreia do Norte, Tailândia, Vietnã e Camboja, além da China, nos últimos 14 dias.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), são 82.294 casos confirmados em todo o mundo, distribuídos entre 46 países.

Veja também: Coronavírus faz Ministério da Saúde antecipar campanha de vacinação contra Influenza

COMENTÁRIOS
Última atualização em 09/09/2021 às 16:50