Menu

Ovos de páscoa: conheça o trabalho de produtos feitos à mão

06/04/2020 às 16:10
Tempo de leitura
6 min

Época de Semana Santa, junto da Páscoa, traz muitas celebrações religiosas e um comércio voltado, principalmente, para os chocolates. Basta chegar a uma data próxima a do mês de abril que os supermercados já ficam cheios de estandes com vários tipos de ovos de Páscoa.
Mas durante esse período também há os fabricantes de produtos artesanais referentes à páscoa. São microempresários independentes, que fazem algo que gostam de fazer e aproveitam para conseguir um faturamento a mais no orçamento durante a época da semana santa.
Em Ouro Preto, Renata Trópia é uma fabricante de ovos de chocolate caseiros, apesar de trabalhar com confeitaria e doces durante todo o ano, a páscoa é uma data especial para ela promover seu trabalho e vender seus produtos.
“A ideia surgiu em 2017, na época eu tinha a confeitaria apenas como hobby. Chamei uma amiga para me ajudar, juntas e com a ajuda dos nossos familiares, fizemos nossa primeira venda de ovos de colher. A páscoa é um momento ótimo para quem quer ganhar uma renda extra, apostando na produção de ovos.  Hoje eu e meu marido vivemos da confeitaria”, conta Renata sobre seu trabalho.

Ovos de páscoa: conheça o trabalho de produtos feitos à mão

Crédito da foto: Renata Trópia


Renata conta que seus ovos caseiros são feitos à mão um a um, sem uso de nenhuma máquina ou equipamento industrial durante a confecção. “São produzidos com matéria prima selecionada e não possuem nenhum tipo de conservante industrial”, o que faz com que seus ovos sejam feitos inteiramente de forma analógica, como qualquer outro produto de artesanato.
Outra fabricante de ovos artesanais que tem a época de páscoa não só como tempos religiosos, mas também para faturar algum dinheiro, é Helenise Moura que vende seus produtos de chocolate há 25 anos em Ouro Branco. Além de ser algo feito com as mãos, Helenise conta que não olha o preço dos ovos nos supermercados para comparar, mas tenta precificar seus chocolates de maneira justa. “Coloco o preço q e justo tanto pra mim tanto pro freguês”.
Helenise conta também que, ao longo desses 25 anos de venda de ovos de páscoa, são diversos os tipos de produtos, mas que o mais é vendido, em Ouro Branco, é o mais tradicional e simples. “Os ovos ao leite e puro, sempre são os que mais saem”.
Ovos de páscoa: conheça o trabalho de produtos feitos à mão

Crédito da foto: Facebook / Helenise Moura

Dificuldades após a pandemia

A época de Páscoa coincidiu com um dos tempos de pique da pandemia do novo coronavírus, com isso as produtoras de ovos de páscoa relatam que encontram dificuldades para poder ter o sucesso nas vendas.
“Pensamos em cancelar nossa Páscoa esse ano devido à pandemia, porém, a missão de nossa empresa é tornar o dia das pessoas mais doce. Em uma época em que estamos vivendo medo e insegurança, acreditamos que podemos tornar os dias melhores levando nosso trabalho até os clientes e deixando-os felizes”, conta Renata, vendedora dos ovos de páscoa em Ouro Preto.
Já para Helenise cancelar as vendas não chegou a ser especulado, mas a expectativa é de que haja queda nas vendas. “Está tudo muito difícil, muito difícil mesmo. Eu mantive o mesmo preço do ano passado, estamos divulgando no Facebook e Instagram para poder vender”, conta a produtora de ovos de páscoa de Ouro Branco.

Propostas de intervenção

Com a dificuldade encontrada nas vendas durante o surto do novo coronavírus, Renata e Helenise encontram a internet como um dos principais aliados, além de ofertar serviços delivery, que tiveram que ser mais disponibilizados devido ao isolamento social vivido no Brasil e em grande parte do mundo nos dias de hoje.
“O delivery já existe desde Janeiro de 2019. O que fizemos durante a quarentena foi aumentar o número de dias de nosso delivery. Antes, tínhamos apenas nas quintas-feiras. Agora estamos com delivery toda quarta, sexta e domingo”, conta Renata que, além de aumentar os serviços de entrega, também disse que fez as devidas recomendações ao entregador, respeitando os métodos de prevenção quanto o coronavírus. “Nosso motoboy foi previamente orientado por nós de como proceder durante as entregas, levando em sua mochila um borrifador com álcool 70% no qual ele realiza a esterilização das mãos e máquinas de cartão antes e após a entrega a cada cliente”, finalizou.
Já Helenise, em Ouro Branco, disse que irá disponibilizar o serviço de entrega apenas para os membros do grupo de risco do coronavírus.

Religião

Ovos de páscoa: conheça o trabalho de produtos feitos à mão

Crédito da foto: Pixabay


Já é algo tradicional na época de páscoa se perguntar qual a relação entre a ressurreição de Cristo e os ovos de páscoa, mas essa tradição cristã milenar começou quando era comum pintar os ovos branco de galinha pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo o ovo um símbolo de nascimento.
Apesar de ser uma data comercial e vista como uma boa oportunidade para as produtoras artesanais, ambas contam que é uma época especial também para suas atividades religiosas e que aproveitam a Páscoa para trazer a “ressurreição” pessoal em sua espiritualidade.
“A páscoa acabou se tornando uma data, também, comercial, mas para mim, o primeiro de tudo é a Ressurreição de Cristo, nos trazendo uma vida nova”, conta Helenise.
Já Renata conta que há muito tempo frequenta os eventos especiais da semana santa em Ouro Preto. sou uma pessoa religiosa. “Sou nascida e criada em Ouro Preto, desde pequena participo dos tradicionais eventos ocorridos durante a semana santa como missas, procissões e confecção dos tapetes”, disse Renata inspirada pela época religiosa.
Veja também: Domingo de Ramos: alegria e angústia

COMENTÁRIOS