Menu

Pac-Man, jogo que marcou gerações, comemora aniversário de 40 anos

24/05/2020 às 21:30
Tempo de leitura
2 min

A década de 1980 ficou marcada por um jogo de videogame que consiste em um labirinto com alguns pequenos pontos, um grande ponto amarelo que percorre o labirinto abrindo e fechando a boca devorando as pequenas bolinhas e fugindo de quatro fantasmas coloridos como vilões chamados Blinky (cor vermelha), Pinky (cor rosa), Inky (cor azul) e Clyde (cor laranja).

A série de jogos de videogame Pac-Man foi lançada em 22 de maio de 1980 no Japão como “Puckman” para máquinas de fliperama. Cinco meses depois, após o lançamento no mercado dos EUA, o nome foi alterado para Pac-Man.

O nome deriva do termo japonês paku-paku que significa abrir e fechar a boca repetidamente. Nos Estados Unidos, o personagem foi rebatizado para Pac-Man, evitando que o nome fosse mal interpretado com o palavrão “fuck”. O jogo foi projetado pelo pelo designer de jogos Töru Iwatani, que teve a ideia de um clássico de videogame enquanto comia pizza em uma caixa de papelão.

Hoje, o Pac-Man representa uma fusão de culturas e influências: uma ideia nascida de um japonês exportada para os Estados Unidos e, consequentemente, para o mundo. Um símbolo ainda hoje comemorado de mil maneiras.

Cada um de vocês, que tem mais de 30 anos, com certeza deve ter percorrido o labirinto do Pac-Man ao menos uma vez na vida. Feliz aniversário, Pac-Man!