Menu

Como participar mais ativamente na política em sua cidade

03/05/2018 às 22:09
Tempo de leitura
5 min

Sabemos que nem todo mundo gosta de participar da política, e acha esse assunto meio chato, seja por descaso ou por desanimo devido a situação de corrupção que ocorre na maioria das cidades brasileiras e até mesmo em nosso país – as pessoas andam meio desgastadas quando o assunto é política.
Porém, essa não é a melhor forma de colaborar para a melhoria da situação atual. Todos devemos participar para ajudar a melhorar a situação de nossas cidades e de nosso Brasil, mas sei que nem todos entendem muito bem sobre o assunto.
Por isso, resolvi esclarecer um pouco sobre como você pode participar mais ativamente da política e ajudar a mudar esse quadro. Cada um fazendo a sua parte e começando pela sua cidade já e uma forma de ajudar, pois a sua participação política pode mudar a história de nosso país.

Você sabe o que é participação política?

Muitas pessoas não têm nem noção do que seja participação política, mas através dela você pode participar da política ativamente aí mesmo no lugar onde mora. A participação política envolve a possibilidade de influenciar de forma efetiva as políticas locais, regionais, nacionais e internacionais, mas como disse podemos começar pela nossa cidade.
A participação política se dá quando você diretamente se envolve de alguma forma na participação das estruturas, atividades e no trabalho partidário, em grupos organizados e em manifestações orientadas a exercer influência ativa cobrando os seus direitos.
Vou ensinar agora por meio de algumas dicas práticas como você poderá exercer a sua participação política e se envolver de maneira direta e positiva em sua cidade, você vai se sentir um cidadão totalmente consciente. Unidos podemos mudar nosso país, vale a pena se cada um fizer a sua parte teremos um Brasil muito melhor.

Participação política em sua cidade!

Vou fazer uma lista com as 10 formas mais simples de como você pode participar da política em sua cidade:

1 – Procure conhecer e se informar sobre os Conselhos de sua cidade e se disponha a participar de algum deles, como o Conselho da Saúde, da Educação, do Meio Ambiente, entre outros, essa será uma forma de se inteirar dos assuntos da cidade em que vive.

2 – Acompanhe as Audiências Públicas de sua cidade, existem reuniões para a discussão do orçamento público, para definições do planejamento urbano municipal, para licenças ambientai. Participe, existem muitas questões que temos que ficar de olho.

3 – Você poderá procurar outros interessados e montar um pequeno grupo de acompanhamento das sessões legislativas, assim vocês poderão monitorar todo o trabalho realizado pelos vereadores. Nós temos o dever e o direito de acompanhar de perto o que está sendo feito.

4 – Ficar de olho nos Portais da Transparência, toda cidade possui um, e ele está ao alcance de todos, nele podemos acompanhar se está tudo sendo feito dentro da lei, entre outros dados.

5 – Solicitar ao Serviço de Informação ao Cidadão às informações públicas que desejar receber para sua atuação cidadã. Este canal de comunicação entre governo e sociedade civil é um serviço feito através de um canal que esta a disposição de todos.

6 – Solicitar o compromisso do Prefeito e dos Vereadores com o Programa Cidades Sustentáveis, você pode acompanhar o que está sendo feito através desse programa.

7 – Participar das Conferências Municipais que ocorrerão na cidade. Estas possuem o objetivo de debater e elaborar propostas de políticas públicas. Procure se inteirar das datas, e fique atento ao calendário, pois costumam ocorrer a cada dois anos.

8 – Existem alguns movimentos sociais em várias cidades de nosso Brasil onde vemos pessoas exercendo de alguma forma a sua participação política, procure o que mais se identifica com você e participe, sua força ajudará o movimento e acarretará em melhorias significativas em sua cidade. E você sentirá orgulho disso!

9 – Propor a criação de fóruns que discutam políticas públicas da cidade acerca de temas que podem estar trazendo desconforto aos moradores de sua cidade. Esses fóruns são muito úteis e deles podem sair soluções a ser apresentadas aos políticos em busca de melhoria para todos.

10 – Sempre procurar levar a educação política para sua cidade, sempre digo que o exemplo é o melhor caminho, agindo assim você levará a consciência política para a outras pessoas, e elas também se interessarão na luta por melhorias.

Sei que de começo pode não parecer muito fácil, mas vale a pena tentar e lutar por um ideal, esse é só o começo, e através dele você irá perceber como a sua participação política vai ajudar a melhorar o lugar onde vive. A melhor forma de exercer cidadania é participando ativamente da vida política de sua cidade, fazendo valer os seus direitos, pois a sua participação política vai muito além do seu voto!
Leia também:

Última atualização em 19/08/2022 às 11:32