Menu

Petrobras reajusta preço do diesel, que já entrou em vigor

18/04/2019 às 23:14
Tempo de leitura
2 min

Seis dias após desistir do reajuste do preço do diesel a pedido do presidente Jair Bolsonaro, o presidente da Petrobras, Roberto Castello Branco, anunciou uma alta no preço do combustível. Com a decisão, o litro do diesel passa a custar R$ 2,2470 nas distribuidoras.

O novo preço representa uma variação média de 4,84% nos pontos de venda da companhia. O presidente da estatal reforçou que o reajuste será aplicado nas refinarias e que espera que o valor não seja repassado na integralidade ao consumidor final.

 

Confira a íntegra do anúncio sobre o aumento do diesel feito pela Petrobras na noite desta quarta-feira (17):

“A Petrobras informa que decidiu aumentar o preço do diesel em R$ 0,10/litro, o que implica numa variação mínima de 4,518% e máxima de 5,147%, nos seus 35 pontos de venda no Brasil. Este aumento passa a vigorar a partir de amanhã, dia 18/04/2019.

O preço estabelecido pela Petrobras representa, em média, 54% do preço do diesel nos postos de serviço.  O preço médio do diesel ao consumidor do Brasil é 13% menos do que a média global, havendo 105 países com preços superiores aos nossos, segundo a globalfuelprices.com.

O reajuste levou em consideração os mecanismos de proteção, através dos derivativos financeiros, e as variações de demais parcelas que compões o Preço Paridade Internacional (PPI) com destaque para redução recente do frete marítimo.

A Petrobras reafirma a rigorosa observância do alinhamento de seus preços com a paridade internacional”.

Castello Branco ainda informou que a Petrobras passará a divulgar os reajustes em reais por litro, e não mais em percentual, como era feito até a semana passada.

Questionado sobre uma possível nova greve dos caminhoneiros em resposta ao reajuste do diesel, o presidente da companhia afirmou que essa preocupação foi justamente o que o fez adiar o ajuste do preço na semana passada. “Todos nós sofremos com a greve dos caminhoneiros no ano passado. Foi com base nisso que sustei o ajuste”, disse Castello Branco.

O novo valor do diesel entra em vigor a partir desta quinta-feira (18).

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 08:31