Morreu na tarde deste domingo (28), a atriz Ruth de Souza, aos 98 anos. A atriz estava internada no Centro de Tratamento Intensivo em um hospital no Rio de Janeiro. Ruth estava tratando uma pneumonia desde o início da semana.
A atriz foi uma das pioneiras da televisão, sendo a primeira mulher brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema. A atriz foi indicada, em 1954, ao prêmio Leão de Ouro no Festival de Veneza, na Itália.
Além disso, Ruth se consagrou como a primeira mulher negra a construir carreira na televisão, no teatro e no cinema brasileiro. Neste ano, a atriz foi homenageada no carnaval do Rio de Janeiro pela Escola de Samba Acadêmicos do Santa Cruz.
Com mais de 20 novelas no currículo, a última participação da atriz na televisão foi na minissérie “Se eu fechar os olhos agora”, da rede globo. A minissérie foi transmitida esse ano pela emissora brasileira. Ruth também participou de outras novelas de sucesso, como “Sinhá Moça”, de 1986, e “O bem amado”, de 1973.
No cinema e no teatro, a atriz participou de diversas produções. Nascida em 1921, e de origem pobre, Ruth era filha de um lavrador e uma lavadeira. A atriz declarou que sempre sonhou em trabalhar como atriz, mas na época, por ser negra, ficou chateada por não saber como conseguiria realizar o sonho.
Nas redes sociais, colegas de trabalho e fãs lamentaram a morte da atriz. Veja algumas das publicações:
Hoje perdemos Ruth de Souza, primeira atriz negra que construiu carreira na televisão brasileira. Obrigada por ter aberto tantas portas. Ficamos com a responsabilidade de manter seu legado sempre vivo ??❤️ pic.twitter.com/QCV843YjJw
— Lucy Ramos (@lucyramos) July 28, 2019
Ruth de Souza, primeira atriz negra que construiu carreira no teatro, cinema e na televisão brasileira, acaba de falecer, aos 98 anos. Dona Ruth foi a primeira atriz brasileira indicada a um prêmio internacional de cinema. Ela é preciosa. Obrigada por tanto, dona Ruth. pic.twitter.com/JvWm7m5QZm
— Ana Paula Souza (@apcsc) July 28, 2019
A 1ª atriz negra a subir no palco do Teatro Municipal do RJ, recebeu bolsa de estudos p/ estudar em Harvard e na Academia Nacional de Teatro, foi a 1ª protagonista negra de novela na tv e abriu as portas p/ outras mulheres negras. Toda a nossa gratidão ao legado de Ruth de Souza! pic.twitter.com/BaDZqB0KtU
— #modicesinspira (@modices) July 28, 2019
Perdemos dona Ruth de Souza. pic.twitter.com/l95kanagxo
— Gloria Perez (@gloriafperez) July 28, 2019