Menu

Saiba até quando é possível tirar e regularizar o título de eleitor

Jovens de 16 e 17 não são obrigados a votar
29/03/2022 às 12:03
Tempo de leitura
3 min

Um dos assuntos que tomou conta do noticiário brasileiro na última semana foi a baixa adesão de jovens de 15 a 18 anos ao título de eleitor, visando as eleições de 2022. Porém, quem ainda não regularizou a documentação ainda tem tempo para tal.

O prazo final para emissão do título de eleitor é até 4 de março, e o processo pode ser inteiramente realizado de forma on-line, através do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou da maneira tradicional, na instituição competente de sua cidade.

Para executar o processo, você precisará das seguintes documentações:

  • Documento oficial de identidade com foto (frente e verso).
  • Comprovante de residência recente (no caso de transferência, prazo mínimo de três meses de residência no novo endereço).
  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (quando houver débito).
  • Comprovante de quitação do serviço militar, para o alistamento, sendo o requerente do sexo masculino (exigência a partir de 18 anos até 31 de dezembro do ano que completar 45 anos).

Cerca de sete milhões de brasileiros terão entre 16 ou 17 anos em 2022. Contudo, o baixo prestígio vivido pela classe política e a não obrigatoriedade do voto no período tem feito os jovens serem pouco incisivos na criação do título de eleitor. Até o momento, aproximadamente, somente 900 mil brasileiros da faixa etária estão habilitados a votar no pleito de outubro.

O número sofreu um leve avanço nos últimos dias, após campanha de políticos, instituições, clubes de futebol e famosos, incentivando aos jovens na busca pelo documento.

Regularização

Além dos que não emitiram o título, existem milhares de pessoas em condição irregular, por conta de motivos como julgamento criminal e multas. Neste caso, basta acessar o link a seguir e realizar a consulta no TSE.

Disputa eleitoral

O primeiro turno das eleições de 2022 será realizado no dia 2 de outubro. No pleito, o eleitor terá de escolher um deputado estadual, um deputado federal, um senador, o governador de seu estado e o presidente da República. Essa disputa, atualmente polarizada entre Lula e Bolsonaro, se refletiu na campanha pelo engajamento político dos jovens.

Enquanto figuras progressistas e apoiadas do petista iniciaram a ação, aproveitando a rejeição de Bolsonaro entre os mais jovens, os apoiadores do atual presidente criaram a tag #SouJovemSouBolsonaro22.

A expectativa do TSE é que o número de aderências de jovens ao título de eleitor cresça nos 30 dias restantes para a emissão do documento.