Menu

IFMG Promove Concurso Gastronômico Entre Bares e Restaurantes de Ouro Preto

21/08/2017 às 13:53
Tempo de leitura
2 min

Já estão abertas as inscrições para a primeira edição do concurso Prato dos Inconfidentes, que promete movimentar o cenário gastronômico ouro-pretano. Promovido por alunos do curso superior de tecnologia em Gastronomia do IFMG – Campus Ouro Preto, a iniciativa pretende incentivar a gastronomia, a economia e o turismo local, fortalecer parcerias entre os produtores, empreendedores, escola e trabalhadores da região, valorizar a gastronomia mineira em suas especificidades, além de colocar em evidência os empreendimentos gastronômicos da cidade.

Poderão se inscrever estabelecimentos gastronômicos localizados em Ouro Preto, que irão concorrer em duas categorias: petiscos, direcionado a bares e botecos, e pratos, voltado para restaurantes.

Os pratos e petiscos inscritos deverão se remeter à cozinha mineira e conter, em suas receitas, pelo menos uma Planta Alimentícia não Convencional (PANC), como por exemplo, ora-pro-nóbis, caruru, taioba, entre outras. A criação deverá ser exclusiva para o evento, descartando-se as já existentes nos cardápios dos estabelecimentos concorrentes.

Etapas do Concurso Prato dos Inconfidentes

O concurso será realizado em duas etapas. A primeira, eliminatória, será por meio de voto popular. Para isso, os pratos ou petiscos criados deverão ser incorporados ao cardápio do bar ou restaurante, entre os dias 04 e 17 de setembro, e servidos com um cupom para votação. As quatro criações com melhores avaliações irão para a etapa final, que ocorrerá no Laboratório de Gastronomia do IFMG, durante a qual os concorrentes das duas modalidades deverão preparar os pratos e petiscos para degustação de uma banca julgadora.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até 25 de agosto. O regulamento completo do concurso Prato dos Inconfidentes pode ser conferido em www.ouropreto.ifmg.edu.br.

Última atualização em 19/08/2022 às 12:18