Prefeito de Itabirito se manifesta sobre tremores de terra

Na noite deste sábado (8), após parte do município de Itabirito sentir mais um tremor de terra, agora pelo terceiro dia seguido, o prefeito de Itabirito Orlando Caldeira foi às redes sociais para tranquilizar a população quanto à origem dos abalos sísmico.

Segundo o prefeito, “existem diferenças entre ondas sísmicas e de explosão”, e que nesse caso “já foi notificado que se trata de ondas sísmicas”, e que o epicentro desta vez foi em Santo Antonio da Grama, próximo a Nova Lima, com intensidade 3.1 na Escala Richter.

Orlando informou que os tremores foram causados pelo alinhamento de uma falha no solo que passa por Itabirito e que atravessa a Serra da Moeda, e que essas movimentações  causam um alívio de tensão geológica, que produzem as vibrações.

Assista a declaração do prefeito:

Os outros dois tremores de terra ocorrerem na última sexta-feira (8),  um de magnitude 2,3 e outro de 2,8 na escala Richter, sendo registrados pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília nos horários da 00h53 e 18h39, de sexta-feira.

O prefeito de Itabirito informou que o telefone 199 da Defesa Civil está disponível para atender toda a população.

Comentários