Menu

Presidente do STF é homenageado com Medalha Pedro Aleixo, em Mariana

23/02/2024 às 22:28
Tempo de leitura
2 min
Foto: divulgação/prefeitura de Mariana
Foto: divulgação/prefeitura de Mariana

A Prefeitura de Mariana realiza cerimônia de entrega da Medalha Pedro Aleixo às personalidades que se destacaram na aplicação da justiça e promoção da paz. O Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso será agraciado com o Excelso Colar Pedro Aleixo. O evento acontece em na quarta-feira (01/03), às 11h, no Cineteatro Mariana.

A comenda é distribuída em outras duas categorias: Especial Medalha Pedro Aleixo e Medalha Pedro Aleixo. Serão agraciados com a Especial Medalha o presidente do Tribunal de Contas – MG, Gilberto Pinto Diniz, o procurador-geral de Justiça – MG, Jarbas Soares Júnior e o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral – MG, Ramon Tácio de Oliveira.

A Juíza Federal de Ponte Nova, Ana Carolina Aguiar, o vice-presidente do Tribunal de Contas – MG Durval Ângelo Andrade, o ex-grão mestre da GLMMG Edilson de Oliveira, a desembargadora – TJMG Mônica Libânio Bretas, o desembargador – TJMG Marcos Henrique Brant, o deputado Federal Paulo Abi-Akel e o ex-vereador de Ouro Preto Vicente Pedrosa serão homenageados com a Medalha Pedro Aleixo.

Pedro Aleixo

Nascido em 1º de agosto de 1901, no distrito de Bandeirantes, Pedro Aleixo teve trajetória notável como político, advogado, professor e jornalista. Atuou em diversos cargos relevantes como presidente da Câmara dos Deputados e vice-presidente da República. Faleceu em 3 de março de 1975, sendo postumamente reconhecido ex-presidente do Brasil pela Lei 12.486, de 2011.

A Medalha Pedro Aleixo traz inscritos os termos “Dever e Sinceridade”, que evocam o histórico voto em prol da democracia brasileira proferido pelo mineiro Pedro Aleixo no Conselho de Segurança da República, em 13 de dezembro de 1968. Na ocasião, ele se sobressaiu como único dos 23 membros a rejeitar o Ato Institucional nº 5.

MEDALHA PEDRO ALEIXO

  • Cineteatro Mariana
  • Rua Frei Durão, 22 – Centro
  • Mariana – Minas Gerais
  • data: 1º de março
  • Horário: 11h
Última atualização em 23/02/2024 às 22:36