Belo HorizonteEconomiaNotícias

Procons ALMG e da PBH promovem mutirão para negociação de dívidas com bancos

Iniciativa conjunta prevê o atendimento a todos os consumidores que se cadastrarem previamente.

O número de consumidores que comparecem aos procons em busca de ajuda para quitar seus débitos com instituições financeiras cresce a cada ano. Diante dessa situação, o Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e o Procon da Prefeitura de Belo Horizonte tomaram a iniciativa de convidar os principais bancos brasileiros para um mutirão de negociação de dívidas em atraso. O mutirão acontece durante a Semana do Consumidor, que vai de 11 a 15 de março/2019.

As instituições financeiras que participarão da iniciativa são: Santander, Itaú, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Bradesco e BMG. Para participar do mutirão, os consumidores deverão se cadastrar entre os dias 20 e 28 de fevereiro/2019. Para isso, é necessário ligar para o número (31) 2108-3460 no horário das 13 às 17 horas, ou enviar um e-mail para [email protected], informando nome completo, CPF, telefone de contato e o banco (apenas um) com o qual pretende negociar sua dívida.

Mensagens incompletas não serão consideradas, por isso o Procon sugere que os consumidores interessados em participar do mutirão fiquem atentos às informações necessárias (nome completo, CPF, telefone de contato e nome do banco). As listas serão enviadas para os bancos e, em seguida, as próprias instituições entrarão em contato com os clientes cadastrados para agendar a data e o horário do atendimento.

De acordo com o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa, “hoje, de cada dez pessoas que comparecem ao Procon, seis estão endividadas. É uma situação muito grave, na medida em que um orçamento corroído por dívidas traz consequências dramáticas para toda a família. Ao tomar um empréstimo, o consumidor nem sempre tem consciência do rombo que esse ato pode provocar no seu orçamento, em razão dos juros que são cobrados”.

Segundo dados estimados pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), o número total de negativados no Brasil chegou a 62,4 milhões de CPFs em outubro de 2018, o que representa 40,6% da população adulta. O quadro é ainda mais dramático quando se constata que 5,4 milhões de inadimplentes têm acima de 65 anos de idade.

De acordo com a pesquisa, a maior parte das dívidas se refere ao setor financeiro (cartão de crédito, cheque especial e empréstimos). Estatísticas do Procon Assembleia revelam que, de 2015 a 2018, triplicou o número de reclamações referentes a empréstimos nas modalidades consignado e pessoal. “Esse problema e as queixas relacionadas a cartões de crédito só perdem no ranking para o setor de telecomunicações”, lembra Marcelo Barbosa. Nesse sentido, afirma ele, o mutirão é uma tentativa de aliviar a situação econômica dos consumidores endividados, sem se esquecer que é importante ser um consumidor consciente, que tenha educação financeira e que faça sempre o planejamento do seu orçamento doméstico.

SERVIÇO:
Mutirão para negociação de dívidas com bancos

Cadastramento:
Período de 20 a 28/2/19, pelo telefone (31) 2108-3460 (horário das 13 às 17 horas)
Por e-mail: [email protected]

Informações solicitadas:
Nome completo;
CPF;
Telefone de contato;
Nome do banco com o qual se pretende negociar (apenas um).

Período da negociação com os bancos:
11 a 15/3/19

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios