Programação festiva e religiosa da Festa de São Bartolomeu, em Ouro Preto

Por Rodolpho Bohrer
0 comment

O pitoresco distrito de São Bartolomeu, situado em terras mineiras, especificamente em Ouro Preto, está imbuído dos preparativos para um acontecimento de magnitude: a celebração das festividades de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo. A novena, uma sequência de eventos religiosos e culturais, deu início em 15 de agosto e prosseguirá até o dia 27 deste mês.

Programação festiva e religiosa da Festa de São Bartolomeu, em Ouro Preto
Foto: Ane Souz

Tradição cultural e devoção

Este emblemático evento, nomeado Festa de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo, possui o distintivo reconhecimento de patrimônio cultural imaterial de Ouro Preto, com esta honraria concedida desde 2014. O suporte, assistência e execução de um plano de salvaguarda por parte da Prefeitura de Ouro Preto amplificam a relevância desta celebração. A profunda devoção da comunidade distrital em relação ao Divino Espírito Santo e a São Bartolomeu é o cerne desta festividade.

Jornada de devoção e eventos culturais

O evento enquadra-se em um conjunto de atividades, abrangendo a novena, missas, o erguimento do mastro, procissões, o Cortejo do Imperador e da princesa, bem como a participação de corais, Corporações Musicais e a Folia do Divino Espírito Santo. A vivacidade cultural também se fará presente com a exibição de um documentário sobre o distrito, apresentações de dança, a presença da fanfarra e, para completar, espetáculos musicais e a apreciação da rica culinária local. O clímax da celebração será experimentado neste próximo final de semana, entre os dias 25 e 27 de agosto.

Programação religiosa e festiva da Festa de São Bartolomeu

A programação religiosa inclui um cronograma de missas, novenas e atividades culturais:

15/08 – Terça-feira:
19h – Missa Início da Novena de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo. Participação da Pastoral Familiar de Cachoeira do Campo.

16/08 – Quarta-feira:
19h – Celebração da Novena de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo.

17/08 – Quinta-feira:
19h – Celebração da Novena de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo, com a participação do Terço dos Homens de Cachoeira do Campo.

18/08 – Sexta-feira:
19h – Novena de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo, com a participação da Pastoral da Liturgia do Alto do Beleza, Cachoeira do Campo.

19/08 – Sábado:
19h – Celebração da palavra, com a participação da comunidade de Glaura e Novena de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo.

20 a 23/08 – Domingo à Quarta-feira:
19h – Novena de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo.

24/08 – Quinta-feira – Dia do Padroeiro:
9h – Missa com a participação do Coral de São Bartolomeu;
19h – Missa do Padroeiro, com a participação do Coral de Belo Horizonte. Após a missa haverá o levantamento do Mastro de São Bartolomeu e procissão, com a Corporação Musical Senhor Bom Jesus de Matozinhos.

25/08 – Sexta-feira:
19h – Missa com a participação do Coral de São Bartolomeu.

26/08 – Sábado:
19h – Missa com a participação da cantora litúrgica Arlete Matos. Após a missa haverá o levantamento do Mastro do Divino Espírito Santo, com a Corporação Musical Senhor Bom Jesus das Flores.

27/08 – Domingo:
5h – Alvorada com Corporação Musical Senhor Bom Jesus das Flores;
8h – Missa. Após a missa, apresentação da Folia do Divino Espírito Santo
11h – Cortejo do Imperador;
12h – Missa com o Coral Danúbio Azul de Nova Lima;
16h – Encerramento das atividades com a Procissão de São Bartolomeu e do Divino Espírito Santo, com a Corporação Musical Senhor Bom Jesus de Matozinhos. Logo após a Benção do Santíssimo, haverá a transmissão do Império ao novo Imperador e o anúncio dos Festeiros e da Rainha de 2024.

Por conseguinte, a programação festiva contempla uma série de atrações que incluem apresentações culturais e espetáculos musicais:

24/08 – Quinta feira:
18h30 – Apresentação do documentário “São Bartolomeu para o mundo”, realizado pelos alunos e professoras da Escola Municipal Dr. Washington de Araújo Dias, no adro da igreja;
21h – Show Luana e Luciano (MPB);
22h – Show Jorge e Sizenando.

25/08 – Sexta feira:
21h – Show Adal Pinho;
23h – Show John Michael.

26/08 – Sábado:
14h – Apresentação da Fanfarra dos Alunos da APAE/Ouro Preto;
16h – Samba Dona Tereza;
18h – Dança de Hip Hop;
21h – Show Barroco Samba Jazz;
23h – Show Paola Maia.

27/08 – Domingo:
14h – Show João Lucas;
18h – Show Day e Lara.

O evento, carregado de tradição e devoção, torna-se um momento singular para a comunidade de São Bartolomeu e todos que se aproximam desta celebração marcante.

Fonte: Prefeitura de Ouro Preto

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS