Menu

Protocolos sanitários para retomada de atividades são divulgados em Minas Gerais

28/04/2020 às 13:04
Tempo de leitura
3 min

O Governo de Minas divulgou, nesta terça-feira (28), os protocolos sanitários para retomada consciente das atividades econômicas nos municípios do estado. Produzido numa junção entre as secretarias de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede) e de Saúde (SES), a iniciativa, que faz parte do plano “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”, busca ações seguras embasadas cientificamente, por meio dos estudos e dados epidemiológicos, no que envolvem as questões da pandemia do novo coronavírus.

Romeu Zema, governador do estado, falou sobre os protocolos e objetivos do plano de ação. “Nosso compromisso é com a vida dos mineiros. Todos os protocolos estão detalhados de forma que possam assegurar o funcionamento responsável dos estabelecimentos”, afirmou.

Protocolos sanitários para retomada de atividades são divulgados em Minas Gerais

Banner do plano “Minas Consciente” – Crédito da foto: SES-MG/Divulgação

Divisão dos protocolos sanitários

Os protocolos sanitários foram divididos de acordo com as especificidades de todos os setores econômicos, trazendo orientações básicas, para todas as pessoas, e específicas, para empresários e consumidores. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), tais procolos serão disponibilizados gradualmente, em consonância com a situação de propagação a doença e capacidade assistencial do governo.

Sendo assim, a matriz de risco foi montada segmentando as atividades econômicas naquilo que foram chamados de “ondas”, sendo elas: onda verde – serviços essenciais; onda branca – baixo risco; onda amarela – médio risco; onda vermelha – alto risco. Apesar das definições iniciais, qualquer setor posse ser transferido de “onda”, caso assim se faça necessário. Além dos já citados, existe um grupo de risco à parte, que, por ter um nível elevado de chances de propagação do novo coronavírus, poderá ter suas atividades retomadas somente ao final da pandemia.

Divulgação dos protocolos sanitários

Como dito acima, os protocolos sanitários serão disponibilizados gradualmente. O primeiro, a onda verde, foi divulgada nesta terça-feira (28) e pode ser acessado no site da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (saude.mg.gov.br), ou clicando aqui. Também é possível acessá-los pelo aplicativo de celular “MG Empresas”.

A próxima “onda”, a branca (baixo risco), será divulgada amanhã (29). As demais, nos próximos dias. Apesar dos protocolos criados pelo Governo do Estado, de acordo com a administração “A adoção das medidas e a retomada das atividades econômicas ficarão a critério dos gestores municipais, a partir de informações fornecidas pelo governo estadual. Também cabe aos dirigentes das cidades o acompanhamento contínuo de qualquer medida de flexibilização, para monitorar seus efeitos sobre a curva de tendência de contaminação, com possibilidade de regressão em caso de cenários adversos”.

Veja também: Coronavírus – nove novas mortes são registradas em um dia e Minas Gerais chega a 71 óbitos

COMENTÁRIOS