28.9 C
Belo Horizonte
terça-feira, 16 agosto 2022
Portal Mais MinasCoronavírusPrefeitura de BH mantém obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes fechados

Prefeitura de BH mantém obrigatoriedade de uso de máscaras em ambientes fechados

O uso de máscaras em ambientes fechados de Belo Horizonte continuará sendo obrigatório, inicialmente, até o dia 15 de agosto. A decisão foi tomada pelo Grupo Técnico da Secretaria Municipal de Saúde em reunião com o prefeito Fuad Noman, na tarde dessa terça-feira (26). A obrigatoriedade será mantida considerando o surgimento da variante BA5 – altamente transmissível – no município, o retorno presencial das aulas a partir de 1º de agosto e a baixa cobertura vacinal do público infantil.

A Covid-19 vem afetando, em muito, parte da população não vacinada, que vai desde crianças, a adolescentes e adultos. A segunda dose para o grupo de 5 a 11 anos, por exemplo, está em 61,4%. Já a dose de reforço do público de 12 a 17 anos está em 22,1%, enquanto a segunda dose de reforço para adultos de 40 anos ou mais está em 29,8%, índices abaixo do ideal.

Um levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde também mostra que mais de 80% das pessoas internadas pela Covid-19 não se vacinaram ou não completaram o esquema vacinal. “Continuaremos monitorando todos os índices diariamente para basear as decisões a serem tomadas. Mas é muito importante que a população contribua e mantenha a vacinação em dia para evitar as formas mais graves da doença e, consequentemente, internações . Os pontos de imunização estão abertos diariamente e espalhados pelas nove regionais da cidade para ampliar o acesso dos usuários”, reforça a secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro.

A continuidade de utilização das máscaras deve ser mantida nos equipamentos e serviços de saúde da cidade, públicos ou não, e no transporte coletivo. Além de estações de embarque e desembarque de passageiros e situações específicas previstas em protocolo, como no self-service dos restaurantes.

A Prefeitura realiza, de forma permanente, ações de repescagem para pessoas já convocadas para a primeira e segunda dose, reforço e adicional ou quarta dose. Os endereços, horários de funcionamento, critérios e documentos necessários para a vacinação podem ser conferidos no Portal da PBH.

O município seguirá com o acompanhamento diário dos números da Covid-19 na cidade e, caso necessário e com base em evidências científicas, medidas serão prontamente adotadas.

Fonte: PBH

Você pode gostar também:

RECENTES

Veja também sobre: