Menu

PT registra candidatura de Lula à Presidência da República

15/08/2018 às 22:42
Tempo de leitura
2 min

Nesta quarta-feira (15), data que encerra o prazo para o registro de candidaturas, o PT registrou Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da Republica, tendo Fernando Haddad como candidato a vice.
A candidatura de Lula foi protocolada às 17h20 por uma comitiva de políticos da coligação que reúne o PT, PCdoB e Pros.  Participaram do registro, a senadora e presidente do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffman, a ex-presidente Dilma Rousseff, o ex-prefeito Fernando Haddad e a deputada Manuela D’Ávila, que desistiu da candidatura a presidente para ser vice na chapa do PT depois que o Tribunal Superior Eleitoral julgar a candidatura de Lula, mas essa questão ainda terá de ser decidida pelo TSE.
O registro de candidatura foi antecedido de marcha e atos de cerca de 10 mil militantes (segundo dados da Polícia Militar) do Partido dos Trabalhadores em frente a sede do TSE.

Candidatura de Lula pode ser indeferida

A candidatura de Lula pode gerar questionamentos na justiça pelo fato de que, além do ex-presidente estar preso, ele se encaixar nos critérios da Lei da Ficha Limpa, segundo a qual fica impedido de se eleger o candidato que houver sido condenado por órgão colegiado da justiça.
Caso haja contestação de partidos, adversários políticos ou do próprio Ministério Público, o TSE analisará e decidirá, por meio de analises de provas e processos judiciais, se a candidatura de Lula atende ou não os requisitos legais.
Logo após o registro de candidatura, o TSE já recebeu o primeiro questionamento quanto a legalidade da candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da Republica.  O questionamento foi apresentado por Kim Kataguiri, um dos fundadores do Movimento Brasil Livre (MBL). Em seu questionamento, Kim argumenta que por ter sido condenado em segunda instancia por corrupção e lavagem de dinheiro, Lula não pode ser candidato por se enquadrar na Lei da Ficha Limpa.
Após a impugnação, caberá ao ministro Admar Gonzaga analisar o pedido e dar sequência aos processos de apresentação de provas, defesas e julgamentos.

Última atualização em 19/08/2022 às 10:54