Menu

Quais são os sintomas da Ômicron?

Embora existam diferenças sutis entre a cepa de coronavírus mais recente e as anteriores, até agora os sinais de infecção são muito semelhantes.
23/12/2021 às 08:57
Tempo de leitura
5 min

Por Melinda Wenner Moyer/NYTimes Com o aumento dos casos de Ômicron nos Estados Unidos, os americanos estão lutando para distinguir os sintomas dessa nova variante dos de outras variantes do coronavírus, incluindo o Delta.

A maioria dos testes de PCR e de antígeno rápido pode detectar Ômicron – a Food and Drug Administration observou que há apenas alguns testes que não o fazem – mas os resultados não indicam ao usuário com qual variante ele está infectado, deixando as pessoas adivinharem.

Algumas diferenças de sintomas surgiram a partir de dados preliminares, mas os especialistas não têm certeza de que sejam significativas. Dados divulgados na semana passada pela maior seguradora privada de saúde da África do Sul, por exemplo, sugerem que os sul-africanos com Ômicron frequentemente desenvolvem garganta inflamada ou inflamação com congestão nasal, tosse seca e dores musculares, especialmente dor lombar.

Mas todos esses são sintomas do Delta e do coronavírus original também, disse Ashley Z. Ritter, professor adjunto da Universidade da Pensilvânia e executivo-chefe da Dear Pandemic. Dado que o Ômicron está circulando há apenas cerca de três semanas, ela acrescentou: “ainda é muito cedo para dizer que há alguma diferença nos sintomas entre a variante do Ômicron e as versões anteriores”.

É provável que os sintomas do Ômicron se assemelhem mais aos da Delta do que sejam diferentes.

“Provavelmente há uma grande sobreposição entre o Ômicron e as variantes anteriores, porque eles estão essencialmente fazendo a mesma coisa”, disse o Dr. Otto O. Yang, médico de doenças infecciosas da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, David Geffen School of Remédio. “Se houver diferenças, provavelmente são bastante sutis.”

Uma possível diferença é que o Ômicron pode ter menos probabilidade do que as variantes anteriores de causar perda de paladar e cheiro. A pesquisa sugere que 48 por cento dos pacientes com a cepa SARS-CoV-2 original relataram perda do olfato e 41 por cento relataram perda do paladar, mas uma análise de um pequeno surto de Ômicron entre pessoas vacinadas na Noruega descobriu que apenas 23 por cento dos pacientes relataram perda do paladar, e apenas 12 por cento relataram perda do olfato. Não está claro, porém, se essas diferenças são por causa do Ômicron ou algum outro fator, como o estado de vacinação.

De fato, muitos sintomas de Covid-19 variam dependendo do status da vacina de uma pessoa. Maya N. Clark-Cutaia, professora assistente da Faculdade de Enfermagem Meyers da Universidade de Nova York que acompanha pacientes com Covid-19 durante a pandemia, disse que os pacientes vacinados com Delta ou o coronavírus original tendem a apresentar dor de cabeça e congestão, pressão nos seios da face e dor nos seios da face, enquanto os pacientes não vacinados são mais propensos a ter falta de ar e tosse, junto com sintomas semelhantes aos da gripe.

Com o Ômicron, o Dr. Clark-Cutaia disse que os pacientes com quem conversou na Pensilvânia apresentam sintomas semelhantes aos do Delta. Os pacientes vacinados com Ômicron se queixam de dores de cabeça, dores no corpo e febre – “como um resfriado muito forte”, disse ela. Pessoas não vacinadas têm a mesma falta de ar, tosse e sintomas semelhantes aos da gripe que ela observou entre as pessoas não vacinadas com Delta e o coronavírus original.

Uma outra diferença entre Ômicron e outras variantes é que Ômicron parece ter um tempo de incubação mais curto – depois que uma pessoa é exposta, leva apenas três dias para que ela desenvolva sintomas, se torne contagiosa e teste positivo em comparação com quatro a seis dias com Delta e o coronavírus original, disse o Dr. Waleed Javaid, diretor de prevenção e controle de infecções do Mount Sinai Downtown na cidade de Nova York. Isso pode ser porque as mutações da variante a ajudam a se ligar e entrar nas células, acrescentou.

E quanto à alegação de que as infecções por Ômicron são mais brandas do que as infecções por Delta ? De acordo com os dados da semana passada da África do Sul, depois de controlar o estado de vacinação, o risco de hospitalização para adultos com diagnóstico de Ômicron foi 29 por cento menor lá do que na primeira onda da pandemia, e pacientes com Covid-19 da África do Sul hospitalizados foram menos prováveis ser admitido em terapia intensiva.

Mas as observações da África do Sul podem não se aplicar aos Estados Unidos e outros países. A maioria dos sul-africanos já foi infectada com Covid-19, e a idade média na África do Sul é 27 – ambos os quais podem fazer com que a variante tenha efeitos mais leves lá do que nos EUA, onde a idade média é 38, disse o Dr. Yang. . Os dados também mostraram que, embora as crianças tendessem a ter sintomas leves, elas tinham 20 por cento mais probabilidade de serem hospitalizadas durante a onda de Ômicron em comparação com a primeira onda.

“Existem pessoas que contraem doenças graves com o Ômicron”, disse Javaid. Às vezes, os primeiros sintomas leves podem evoluir para sintomas graves mais tarde, por isso é crucial que as pessoas com sintomas semelhantes aos da gripe façam o teste e fiquem em casa. “Ainda é um coronavírus. Ainda estamos em uma pandemia ”, disse ele.

Última atualização em 19/08/2022 às 06:04