Menu

Quarentena: veja onde você pode baixar livros para ler gratuitamente

04/04/2020 às 18:09
Tempo de leitura
3 min

Boa parte dos amantes da literatura certamente preferem o livro físico em vez do livro eletrônico. E é até compreensível, porque, por mais moderno que seja o mundo, é impossível resistir ao toque das páginas dos livros e ao cheiro de cada folha, sensações que os livros eletrônicos não podem superar.

Porém, livros digitais também tem suas vantagens. Além de permitir uma leitura com uma luz que se adequa ao ambiente, a praticidade nesse método de leitura é uma vantagem a mais, porque você pode carregar centenas de livros dentro de um único aparelho que, muitas vezes, cabe no bolso da calça, por exemplo.

As plataformas oficiais oferecem uma vasta variedade de livros a preços bem baixos ou um pouco menores que os livros físicos. Porém, muitas dessas plataformas, também oferecem um espaço com livros gratuitos.

Amazon Kindle

Se você é um cliente da Amazon, não precisará ir muito longe para baixar e-books. A plataforma oferece em seu catálogo mais de milhares de e-books. A empresa oferece uma grande variedade de livros digitais gratuitos que você pode ler no próprio aparelho de leitura deles, o Kindle, o através do aplicativo que pode ser baixado gratuitamente na loja de aplicativos (Android e iOS). Só é necessário fazer um cadastro.

Google Play Livros

Assim como a Amazon, o Google tem sua biblioteca online de e-books. O Google Play Livros se apresenta como uma loja de compras clássica, mas oferece para download, como seus concorrentes, e-books gratuitos.

É só ir na Google Play e instalar o app gratuitamente.

Edições Câmara

A Edições Câmara é a livraria oficial da Câmara dos Deputados. Todos os livros digitais da editora podem ser baixados gratuitamente através do site deles. Os livros disponíveis são vários clássicos da literatura brasileira, política, justiça, direitos humanos, legislação, administração pública, entre outros. Há, inclusive, a versão atualizada da Constituição da República Federativa do Brasil. Acesse aqui.

Banca da Mônica

A Banca da Mônica é um aplicativo disponível para Android e iOS que disponibiliza na íntegra versões digitais dos gibis dos personagens do desenhista Mauricio de Sousa.

Até o próximo dia 25 de abril, o aplicativo está disponibilizando mais de 100 gibis históricos dos personagens históricos da Turma da Mônica gratuitamente para leitura. Basta instalar o aplicativo no celular e pronto.

Domínio Público

O Domínio Público é um site do Governo Federal que oferece livros, fotos e músicas para download gratuitos, livres de direitos autorais.

O acervo contém livros de referência para pesquisadores, professores e alunos, bem como clássicos da literatura brasileira, como a obra completa do Machado de Assis, todos em formato PDF. Acesse aqui.