Menu

Quase metade dos pacientes com coronavírus em Minas Gerais já se recuperaram

20/05/2020 às 07:30
Tempo de leitura
2 min

Dos 4.695 casos confirmados para o coronavírus em Minas Gerais, 2.254 são de pessoas que se recuperaram, o que representa 48,01%. Outras 2.280 estão sendo assistidas. O estado também registra 161 mortes pela Covid-19.
O Governo de Minas anunciou, nessa terça-feira (19), que vai iniciar a distribuição e devolução de respiradores aos municípios. Os equipamentos foram consertados, sem custo, por meio de parcerias, e serão utilizados no combate ao coronavírus em todo o estado.
A Fundação Ezequiel Dias (Funed), principal instituto de pesquisa do estado que está realizando os exames para o coronavírus, está desenvolvendo um teste para o vírus ainda inédito. A nova testagem será concluída com apenas dez minutos e será capaz de diagnosticar a Covid-19 mesmo antes que os sintomas apareçam. Essa é uma terceira opção para testar o vírus, as duas primeiras, teste imunológico (rápido) e teste molecular, já estavam sendo utilizadas pelos profissionais da saúde do estado.
O projeto da Funed foi aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), juntamente com outro projeto importante, o de estudo para o tratamento da Covid-19.
“Vários estudos têm demonstrado que a administração passiva de anticorpos policlonais pode melhorar a taxa de sobrevida em infecções virais graves, sendo vista como uma estratégia promissora para o enfrentamento ao COVID-19 e controle de futuros surtos”, explica o pesquisador Sérgio Caldas.
Até o momento não há medicamentos para tratar a doença que tenha eficácia comprovada, nem vacina para evitar o contágio do coronavírus.

COMENTÁRIOS