Menu

Quatro escolas de Mariana (MG) têm aulas suspensas após chuvas

21/08/2019 às 14:38
Tempo de leitura
3 min

Seguindo uma determinação da Defesa Civil de Mariana, a Secretaria de Educação informa que estão suspensas as aulas nas escolas Monsenhor José Cota, Dom Oscar e nas creches Santa Rita de Cássia e Casinha de Nazaré. As instituições foram interditadas para que todos os reparos sejam feitos e os alunos e professores retornem as aulas com segurança. O retorno previsto das aulas está marcado para o dia 26, próxima segunda-feira.

Desde as primeiras horas de hoje, 21, a equipe da Secretaria vistoriou, em conjunto com outros setores competentes da Prefeitura, diversas instituições municipais de ensino. Algumas escolas apresentaram pequenos danos, mas os reparos já foram realizados e as aulas seguem normalmente.

Além das escolas municipais, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da UFOP, localizado em Mariana, publicou uma nota informando a paralisação de atividades no Campus durantes os próximos dias:

À Comunidade do Ichs:

Tendo em vista as fortes chuvas que caíram em Mariana na noite de terça (20), comprometendo alguns serviços do ICHS, informamos que:

1) As aulas estão suspensas nos dias 21, 22 e 23 de agosto.

2) O expediente administrativo está mantido entre 7 e 17 horas e a realização das atividades deverá ser negociada com as chefias imediatas. Pedimos atenção aos serviços essenciais e inadiáveis.

3) Está garantido o acesso aos prédios para a realização de atividades consideradas necessárias e inadiáveis.

4) Os prédios históricos e do Reuni estão sem luz, internet e telefonia.

5) A biblioteca manterá o funcionamento entre 8 e 17 horas, mas sem internet e telefonia.

6) O auditório e o prédio da pós estão funcionando, mas sem serviço de telefonia e internet.

7) As principais avarias detectadas até o momento são: a) interrupção do fornecimento de energia, internet e telefonia devido à queda do transformador de energia e de dois postes, b) quedas de árvores, c) quebra de vidros de alguns banheiros e salas de aula e d) destalhamento nos prédios do reuni, pós-graduação e biblioteca.

8) Nenhuma pessoa se machucou durante o incidente ou teve os seus bens danificados.

9) Representantes da Proplad e da Precam estiveram no Ichs para avaliar a situação junto com a diretoria do Ichs. As medidas necessárias para o completo reestabelecimento das atividades já estão sendo adotadas.

10) Um novo comunicado à comunidade do Ichs será emitido na próxima sexta-feira.

Agradecemos a todos pelo apoio!

Mariana-MG

Prédio do ICHS danificado – Crédito da foto: reprodução/WhatsApp

Entenda o caso

Na noite de ontem (20), uma chuva, acompanhada por fortes ventos e granizo, causou destruição e prejuízos em Mariana, na região Central do estado. Telhados foram arrancados e árvores e postes caíram, destruindo a fiação e calçadas. A tempestade começou às 19h e durou cerca de 20 minutos.

Crédito da foto: Duarte Júnior/Facebook

Crédito da foto: Duarte Júnior/Facebook

Crédito da foto: Duarte Júnior/Facebook

Moradores afirmaram que a chuva trouxe consigo grande quantidade de granizo. As pedras de gelo quebraram janelas das casas e estabelecimentos. As aulas foram canceladas. Os prédios da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) que ficam na cidade foram bastante danificados, com quedas de árvores, postes e fiação. Os alunos foram liberados das aulas. Veja mais informações aqui.