Quatro escolas de Mariana (MG) têm aulas suspensas após chuvas

Por Rodolpho Bohrer
0 comment

Seguindo uma determinação da Defesa Civil de Mariana, a Secretaria de Educação informa que estão suspensas as aulas nas escolas Monsenhor José Cota, Dom Oscar e nas creches Santa Rita de Cássia e Casinha de Nazaré. As instituições foram interditadas para que todos os reparos sejam feitos e os alunos e professores retornem as aulas com segurança. O retorno previsto das aulas está marcado para o dia 26, próxima segunda-feira.

Desde as primeiras horas de hoje, 21, a equipe da Secretaria vistoriou, em conjunto com outros setores competentes da Prefeitura, diversas instituições municipais de ensino. Algumas escolas apresentaram pequenos danos, mas os reparos já foram realizados e as aulas seguem normalmente.

Além das escolas municipais, o Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS), da UFOP, localizado em Mariana, publicou uma nota informando a paralisação de atividades no Campus durantes os próximos dias:

À Comunidade do Ichs:

Tendo em vista as fortes chuvas que caíram em Mariana na noite de terça (20), comprometendo alguns serviços do ICHS, informamos que:

1) As aulas estão suspensas nos dias 21, 22 e 23 de agosto.

2) O expediente administrativo está mantido entre 7 e 17 horas e a realização das atividades deverá ser negociada com as chefias imediatas. Pedimos atenção aos serviços essenciais e inadiáveis.

3) Está garantido o acesso aos prédios para a realização de atividades consideradas necessárias e inadiáveis.

4) Os prédios históricos e do Reuni estão sem luz, internet e telefonia.

5) A biblioteca manterá o funcionamento entre 8 e 17 horas, mas sem internet e telefonia.

6) O auditório e o prédio da pós estão funcionando, mas sem serviço de telefonia e internet.

7) As principais avarias detectadas até o momento são: a) interrupção do fornecimento de energia, internet e telefonia devido à queda do transformador de energia e de dois postes, b) quedas de árvores, c) quebra de vidros de alguns banheiros e salas de aula e d) destalhamento nos prédios do reuni, pós-graduação e biblioteca.

8) Nenhuma pessoa se machucou durante o incidente ou teve os seus bens danificados.

9) Representantes da Proplad e da Precam estiveram no Ichs para avaliar a situação junto com a diretoria do Ichs. As medidas necessárias para o completo reestabelecimento das atividades já estão sendo adotadas.

10) Um novo comunicado à comunidade do Ichs será emitido na próxima sexta-feira.

Agradecemos a todos pelo apoio!

Mariana-MG

Prédio do ICHS danificado – Crédito da foto: reprodução/WhatsApp

Entenda o caso

Na noite de ontem (20), uma chuva, acompanhada por fortes ventos e granizo, causou destruição e prejuízos em Mariana, na região Central do estado. Telhados foram arrancados e árvores e postes caíram, destruindo a fiação e calçadas. A tempestade começou às 19h e durou cerca de 20 minutos.

Crédito da foto: Duarte Júnior/Facebook

Crédito da foto: Duarte Júnior/Facebook

Crédito da foto: Duarte Júnior/Facebook

Moradores afirmaram que a chuva trouxe consigo grande quantidade de granizo. As pedras de gelo quebraram janelas das casas e estabelecimentos. As aulas foram canceladas. Os prédios da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) que ficam na cidade foram bastante danificados, com quedas de árvores, postes e fiação. Os alunos foram liberados das aulas. Veja mais informações aqui.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. aceitar LER MAIS