Menu

Ronaldinho Gaúcho é nomeado ‘Embaixador do Turismo’ brasileiro

06/09/2019 às 18:18
Tempo de leitura
2 min

O governo federal nomeou, nessa sexta-feira (6) o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho para o cargo de embaixador do Turismo pelo Brasil. A ação foi feita mesmo com o ex-atleta tendo os passaportes brasileiro e espanhol retidos pela Justiça, e estando proibido de renovar os documentos.

A escolha foi anunciada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), pela sua página no Facebook. Na página da rede social da empresa, Ronaldinho disse que irá “recuperar nossa imagem internacionalmente”.

Além do ex-jogador, o cantor Amado Batista, a dupla sertaneja Bruno & Marrone e o lutador de jiu-jitsu Renzo Gracie também foram nomeados para o cargo nesse ano.

Condenação de Ronaldinho

Ronaldinho Gaúcho, junto de seu irmão e empresário, Roberto Assis, foram condenados, em 2015, em um processo por dano ambiental na Justiça do Rio Grande do Sul. Ambos estão proibidos de deixar o país ou renovar os passaportes até repararem os danos causados.

A condenação ocorreu pelo fato de uma construção, de propriedade de Ronaldinho, foi feita ilegalmente na orla do Lago Guaíba, em Porto Alegre. O valor da multa aplicada é de R$ 8,5 milhões.

Recentemente, a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, negou novamente o pedido feito pelo ex-jogador Ronaldinho Gaúcho e o irmão dele, Roberto Assis, para que os dois tenham de volta os passaportes.

Essa condenação causou pendenças ao ex-craque. Um empresário indonésio fechou um acordo com Ronaldinho para um evento internacional, mas a ação foi adiada por tempo indeterminado devido ao processo. E ainda, essa é a principal fonte de renda do ex-jogador, após parar de jogar profissionalmente. Sendo impedido de exercer as atividades, Assis e Gaúcho estão estagnados.