Menu

Adoçantes artificiais: bom ou ruim?

07/05/2022 às 14:42
Tempo de leitura
8 min

Os adoçantes artificiais são frequentemente o tema de um debate acalorado.

Por um lado, eles alegam aumentar o risco de câncer e prejudicar o açúcar no sangue e a saúde intestinal.

Por outro lado, a maioria das autoridades de saúde os considera seguros, e muitas pessoas os usam para reduzir a ingestão de açúcar e perder peso.

Este artigo revisa as evidências sobre adoçantes artificiais e seus efeitos na saúde.

O que são adoçantes artificiais?

Adoçantes artificiais, ou substitutos do açúcar , são produtos químicos adicionados a alguns alimentos e bebidas para torná-los doces.

As pessoas costumam se referir a eles como “adoçantes intensos” porque proporcionam um sabor semelhante ao do açúcar de mesa, mas até milhares de vezes mais doce.

Embora alguns adoçantes contenham calorias , a quantidade necessária para adoçar os produtos é tão pequena que você acaba consumindo quase nenhuma caloria.

RESUMO

Os adoçantes artificiais são produtos químicos usados ​​para adoçar alimentos e bebidas. Eles fornecem praticamente zero calorias.

Como funcionam os adoçantes artificiais?

A superfície da sua língua é coberta por muitas papilas gustativas, cada uma contendo vários receptores gustativos que detectam sabores diferentes.

Quando você come, seus receptores gustativos encontram moléculas de alimentos.

Um ajuste perfeito entre um receptor e uma molécula envia um sinal ao seu cérebro, permitindo que você identifique o sabor.

Por exemplo, a molécula de açúcar se encaixa perfeitamente em seu receptor de sabor doce, permitindo que seu cérebro identifique o sabor doce.

As moléculas de adoçantes artificiais são semelhantes o suficiente às moléculas de açúcar para caber no receptor de doçura.

No entanto, eles geralmente são muito diferentes do açúcar para o seu corpo decompô-los em calorias. É assim que eles fornecem um sabor doce sem as calorias adicionadas.

Apenas uma minoria de adoçantes artificiais tem uma estrutura que seu corpo pode quebrar em calorias. Dado que apenas pequenas quantidades de adoçantes artificiais são necessárias para tornar os alimentos doces, você praticamente não consome calorias.

RESUMO

Os adoçantes artificiais têm um sabor doce porque são reconhecidos pelos receptores de doçura em sua língua. Eles fornecem praticamente zero calorias, pois seu corpo não pode decompô-los.

Adoçantes artificiais comuns

Os seguintes adoçantes artificiais são permitidos para uso nos Estados Unidos e/ou União Européia.

  • Aspartame. Vendido sob as marcas NutraSweet, Equal ou Sugar Twin, o aspartame é 200 vezes mais doce que o açúcar de mesa.
  • Acesulfame de potássio. Também conhecido como acessulfame K , é 200 vezes mais doce que o açúcar de mesa. É adequado para cozinhar e assar e vendido sob as marcas Sunnet ou Sweet One.
  • Vantagem. Este adoçante é 20.000 vezes mais doce que o açúcar de mesa e adequado para cozinhar e assar.
  • Sal aspartame-acessulfame. Vendido sob a marca Twinsweet, é 350 vezes mais doce que o açúcar de mesa.
  • Ciclamato. O ciclamato, que é 50 vezes mais doce que o açúcar de mesa, foi usado para cozinhar e assar. No entanto, foi proibido nos Estados Unidos desde 1970.
  • Neotame. Vendido sob a marca Newtame, este adoçante é 13.000 vezes mais doce que o açúcar de mesa e adequado para cozinhar e assar.
  • Neohesperidina. É 340 vezes mais doce que o açúcar de mesa e adequado para cozinhar, assar e misturar com alimentos ácidos. Observe que ele não é aprovado para uso nos Estados Unidos.
  • Sachari. Vendido sob as marcas Sweet’N Low, Sweet Twin ou Necta Sweet, a sacarina é 700 vezes mais doce que o açúcar de mesa.
  • Sucralose. A sucralose , que é um açúcar de mesa 600 vezes mais doce, é adequada para cozinhar, assar e misturar com alimentos ácidos. É vendido sob a marca Splenda.

RESUMO

Existem muitos tipos de adoçantes artificiais, mas nem todos são aprovados para uso em todos os países. Os mais comuns incluem aspartame, sucralose, sacarina, neotame e acessulfame de potássio.

Efeitos sobre o peso

Em relação ao controle de peso, alguns estudos observacionais relatam uma ligação entre o consumo de bebidas adoçadas artificialmente e a obesidade.

No entanto, estudos controlados randomizados – o padrão ouro em pesquisa científica – relatam que os adoçantes artificiais podem reduzir o peso corporal, a massa gorda e a circunferência da cintura.

Esses estudos também mostram que a substituição de refrigerantes regulares por versões sem açúcar pode diminuir o índice de massa corporal (IMC) em até 1,3 a 1,7 pontos.

Além disso, escolher alimentos adoçados artificialmente em vez daqueles com adição de açúcar pode reduzir o número de calorias diárias que você consome.

Vários estudos que variam de 4 semanas a 40 meses mostram que isso pode levar à perda de peso de até 1,3 kg (2,9 libras).

As bebidas adoçadas artificialmente podem ser uma alternativa fácil para quem consome refrigerantes regularmente e quer diminuir o consumo de açúcar.

No entanto, optar pelo refrigerante diet não levará a nenhuma perda de peso se você compensar comendo porções maiores ou doces extras. Se o refrigerante diet aumenta seus desejos por doces, ficar com a água pode ser melhor.

RESUMO

Substituir alimentos e bebidas contendo açúcar por adoçados artificialmente pode ajudá-lo a perder algum peso.

Adoçantes artificiais, apetite e peso

Os adoçantes artificiais são populares entre as pessoas que estão tentando perder peso .

No entanto, seus efeitos sobre o apetite e o peso variam entre os estudos.

Efeitos sobre o apetite

Algumas pessoas acreditam que os adoçantes artificiais podem aumentar o apetite e promover o ganho de peso.

A ideia é que os adoçantes artificiais podem ser incapazes de ativar a via de recompensa alimentar necessária para fazer você se sentir satisfeito depois de comer.

Dado que eles têm um sabor doce, mas não possuem as calorias encontradas em outros alimentos com sabor doce, acredita-se que eles confunda o cérebro e ainda sinta fome.

Além disso, alguns cientistas acham que você precisa comer mais alimentos adoçados artificialmente, em comparação com a versão adoçada com açúcar, para se sentir satisfeito.

Foi até sugerido que os adoçantes podem causar desejos por alimentos açucarados.

Dito isto, muitos estudos recentes não apoiam a ideia de que os adoçantes artificiais aumentam a fome ou a ingestão de calorias.

De fato, vários estudos descobriram que os participantes relatam menos fome e consomem menos calorias quando substituem alimentos e bebidas açucarados por alternativas adoçadas artificialmente.

RESUMO

Estudos recentes descobriram que substituir alimentos ou bebidas açucarados por adoçados artificialmente pode reduzir a fome e a ingestão de calorias.

Adoçantes artificiais e diabetes

Aqueles com diabetes podem se beneficiar da escolha de adoçantes artificiais, pois oferecem um sabor doce sem o aumento dos níveis de açúcar no sangue.

No entanto, alguns estudos relatam que beber refrigerante diet está associado a um risco 6 a 121% maior de desenvolver diabetes.

Isso pode parecer contraditório, mas é importante notar que todos os estudos foram observacionais. Eles não provaram que os adoçantes artificiais causam diabetes, apenas que as pessoas com probabilidade de desenvolver diabetes tipo 2 também gostam de beber refrigerante diet.

Por outro lado, muitos estudos controlados mostram que os adoçantes artificiais não afetam os níveis de açúcar no sangue ou insulina.

Até agora, apenas um pequeno estudo em mulheres hispânicas encontrou um efeito negativo.

As mulheres que bebiam uma bebida adoçada artificialmente antes de consumir uma bebida açucarada tinham níveis de açúcar no sangue 14% mais altos e níveis de insulina 20% mais altos, em comparação com aquelas que bebiam água antes de consumir uma bebida açucarada.

No entanto, os participantes não estavam acostumados a beber bebidas adoçadas artificialmente, o que pode explicar parcialmente os resultados. Além disso, os adoçantes artificiais podem ter efeitos diferentes, dependendo da idade ou da origem genética das pessoas.

Por exemplo, pesquisas mostram que a substituição de bebidas adoçadas com açúcar por bebidas adoçadas artificialmente produziu efeitos mais fortes entre os jovens hispânicos.

Isso pode estar relacionado ao efeito inesperado visto nas mulheres hispânicas acima.

Embora os resultados da pesquisa não tenham sido unânimes, as evidências atuais são geralmente a favor do uso de adoçantes artificiais entre aqueles com diabetes. Ainda assim, mais pesquisas são necessárias para avaliar seus efeitos a longo prazo em diferentes populações.

RESUMO

Os adoçantes artificiais podem ajudar as pessoas com diabetes a reduzir a ingestão de açúcar adicionado. No entanto, são necessárias mais pesquisas sobre os efeitos dos adoçantes artificiais em várias populações.

+ Veja no site da Health com outras informações sobre os adoçantes