Menu

Prefeitura de Belo Horizonte começa a distribuir máscaras em aglomerados

15/05/2020 às 10:31
Tempo de leitura
2 min

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou na quinta-feira (14) a distribuição de máscaras de proteção à população dos aglomerados da cidade. O primeiro dia de entrega dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) se deu no Aglomerado da Serra, acompanhada de blitz educativa com abordagens a motoristas, passageiros de ônibus, carros e pedestres.

Com a estimativa de distribuir 2 milhões de máscaras para a população vulnerável da cidade, o objetivo da ação é diminuir o risco de transmissão e contágio do novo coronavírus, pandemia mundial que faz perto de mil vítimas fatais diárias no Brasil. Além disso, as blitz educativas visam informar e conscientizar a população carente a respeito do coronavírus (COVID-19).

A entrega de máscaras vem sendo feita pela Guarda Municipal da cidade para cidadãos que transitam sem o EPI. Também serão distribuídos materiais nas estações do BHBus sempre que os guardas depararem com algum cidadão sem máscara nesses locais nas rondas preventivas que farão por Belo Horizonte.

Segunda etapa

A segunda etapa de distribuição das máscaras começará na semana que vem, com profissionais de saúde entregando o material em domicílio para a população vinculada aos centros de saúde de áreas de maior vulnerabilidade. Além dos produtos, o belo-horizontinos receberão orientações de como usar, lavar e assim reutilizar os EPI’s.

A diretora de Assistência em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Mascarenhas falou ao portal da PBH sobre a ação: “Se eu uso a máscara eu protejo o outro, se o outro usa, ele me protege, e assim protegemos o coletivo. O objetivo é oferecer a máscara para quem não pode comprar. Mais uma medida de prevenção contra a Covid-19 que a Prefeitura está oferecendo, que deve ser associada à higienização das mãos e à etiqueta da tosse”, disse.

Veja também: Auxílio Emergencial – segunda parcela começa a ser paga na segunda-feira (18)