Menu

Saiba quem são os secretários anunciados por Zema para compor seu governo

18/12/2018 às 22:32
Tempo de leitura
2 min

O governador eleito Romeu Zema (Novo), anunciou, até o presente momento, sete nomes para assumir secretarias de seu governo, que terá início em janeiro do próximo ano.
Durante a campanha, Zema prometeu reduzir as atuais 21 secretarias do governo de Fernando Pimentel (PT) para apenas nove, no intuito de enxugar a máquina pública. No entanto, ao longo da transição, verificou-se a necessidade de ampliar essa quantidade para onze.
Confira os nomes  anunciados por Zema para ocupar vagas no Executivo a partir de janeiro:

  • Gustavo Barbosa – Secretaria de Estado de Fazenda;
  • Otto Alexandre Levy Reis – Secretaria de Planejamento e Gestão;
  • Marco Aurélio Barcelos – Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade;
  • Mario Lúcio Alves – Secretaria da Defesa Social e Administração Prisional ;
  • Wagner Eduardo Ferreira – Secretaria de Estado de Saúde;
  • Elizabeth Jucá – Secretaria de Impacto Social  e
  • Simone Deoud – Ouvidoria.

Ainda falta decidir sobre as secretarias de Desenvolvimento Econômico, Relações Institucionais, Agricultura e Meio Ambiente.  Zema chegou a dizer que poderia fundir as pastas de Agricultura e Meio Ambiente, no entanto, assim como Jair Bolsonaro, que também havia feito tal declaração sobre os ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente, recuou e afirmou que a medida ainda está em estudo.

Quando serão anunciados os próximos nomes?

Segundo o vereador Mateus Simões (Novo), coordenador da equipe de transição de Zema, os demais secretários já foram selecionados e estão passando pela aprovação  do futuro governador.
Zema, empresário estreante na vida pública, parece seguir um perfil técnico para compor o quadro de assessores, pois assim como os primeiros nomes anunciados, os demais secretários deverão ser escolhidos sem indicações políticas e seguindo um processo seletivo organizado pela equipe de transição para escolher os nomes que farão parte do  primeiro escalão do governo, seguindo uma prática adotada no mundo coorporativo.
A equipe de transição ainda não apontou quais serão as novas pastas preenchidas, uma vez que estas ainda dependem da definição do novo arranjo institucional do Estado.
Romeu Zema deve concluir até quarta -feira (19) o anúncio de todos os nomes de seu secretariado.

COMENTÁRIOS
Última atualização em 19/08/2022 às 09:43